segunda-feira, 26 de abril de 2010

Irmandade elege Rei Novo em Minas Novas

Zé Pinheiro é eleito Rei do Rosário de Minas Novas
Olha aí o recado do novo Rei da Vila de Bonsucesso do Fanado:
"É com muita alegria que comunico aos amigos que fui eleito com 98% dos votos da Irmandade dos Homens Pretos da Vila de Bonsucesso do Fanado de Minas Novas, como o novo Festeiro do Rosário em 2011.
Esta festa de grande importância para a religiosidade e o folclore mineiro é uma das grandes
manifestações da cultura do Vale do Jequitinhonha, de Minas Gerais e do Brasil.
Ela acontece entre 15/06 a 25/06, todos os anos e que tem seu ponto alto nos dias 23, 24 e 25/06.
Esta tradicional festa existe desde dos anos 1810, marcada pelo ciclo do ouro e o barroco mineiro, portanto 200 anos de existência.
A minha posse acontecerá no dia 25/06/2010, dia em que serei conclamado o Juiz Maior da Irmandade dos Homens Pretos de Minas Novas até 25/06/2011.
De antemão convido a todos a compartilharem comigo esta grande responsabilidade e integrar essa cultura secular.
Convido-os a conhecer a minha pequena e grandiosa Minas Novas para reviver esta tradição."
José Pinheiro Torres Neto, o Zé de Tristão, antigo morador da rua da Ponte.
Do menino que corria e dançava extasiado atrás dos tamborzeiros do Rosário virou homem feito, Assistente Social, trabalhador do INSS, militante das causas populares.
Meu amigo, Zé Pinheiro, vou logo fazendo uma reivindicação pro Rei, cantando e batucando:
"Sinhô Rei, sinhora Rainha, guarda pra mim o "mió" da galinha".
Tou na posse e no reinado também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário