sexta-feira, 9 de abril de 2010

Expresso Cidadania faz títulos eleitorais em Araçuaí e Almenara

Expresso Cidadania chega ao Vale na próxima semana
Projeto terá mais de 1.600 jovens de Almenara e Araçuaí
Almenara, no Baixo Jequitinhonha, se prepara para receber a caravana do Expresso Cidadania, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que tem como objetivo incentivar a participação política e o voto consciente de jovens de 16 e 17 anos. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e da Secretaria de Estado de Educação.
Em Almenara, o evento acontece no dia 12/4/10 e terá a participação de 610 alunos das escolas estaduais Pedra Grande, Tancredo Neves, Laudelina Dias Lacerda, Joel Mares e Joviano Naves. As atividades serão desenvolvidas no ginásio da Escola Corina Ferraz de Brito, conhecido como Caic (rua Dr. Sabino Silva, s/nº, bairro Santo Antônio), nos períodos da manhã, tarde e noite.
Palestras, videos e uma conversa com o ator Marcos Frota

O Expresso Cidadania tem como mestre de cerimônias o ator e produtor circense Marcos Frota. Ele abre a programação do evento com uma conversa descontraída, mas ao mesmo tempo instigadora, motivando os alunos para as atividades que se seguem.
Os estudantes ouvem uma palestra do juiz eleitoral da cidade e outra do professor da Escola do Legislativo, Léo Noronha, que mostram a importância de se participar ativamente das decisões políticas da comunidade.
Em seguida, um esquete cênico/musical é apresentado, trazendo a mensagem da necessidade de conscientização política dos jovens para melhorar o País.

Oficinas
Alunos participam de oficinas e de votação simbólica , além de tirarem título de eleitor
Na segunda parte da programação, os protagonistas são os próprios alunos.
Eles se dividem em grupos e dão asas à imaginação nas oficinas de texto, som, vídeo e teatro. Ali, produzem trabalhos que são divulgados na internet (www.almg.gov.br/expresso) por meio de um blog e redes sociais especialmente criados para compartilhar as experiências com participantes de outros municípios ou mesmo estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de presenciar o Expresso Cidadania.
Enquanto acontecem as oficinas, um outro grupo de alunos se dirige aos estandes do TRE/MG e tiram, na hora, seus títulos eleitorais. Com o documento na mão, eles participam de uma outra oficina, chamada Caleidoscópio, na qual assistem a uma série de vídeos sobre acidentes ambientais e iniciativas de preservação da natureza.
Essas exibições têm o objetivo de provocar a reflexão sobre o tema. Depois de assistir aos vídeos, os alunos participam de uma votação simbólica em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, na qual escolhem entre duas propostas de ação para promover o desenvolvimento sustentável.

Eleitorado jovem
Em Almenara, o número de eleitores de 16 e 17 anos equivale a 1,33% do eleitorado do município, estimado em 27.910 pessoas (dados do TSE de janeiro de 2010). São 372 jovens portadores do título eleitoral, sendo 185 homens e 187 mulheres. A expectativa é que, depois do Expresso Cidadania, esse número aumente em pelo menos 50%.
Programação e escolas participantes em Almenara
* Manhã - 10 às 12 horas:
Escola Estadual Joviano Naves (120 alunos)
Escola Estadual Pedra Grande (90 alunos)
* Tarde - 15 às 17 horas:
Escola Estadual Tancredo Neves (100 alunos)
Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda (100 alunos)
* Noite - 20 às 22 horas:
Escola Estadual Joviano Naves (100 alunos)
Escola Estadual Joel Mares (100 alunos)

EM ARAÇUAÍ
O Expresso Cidadania chega a Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nos próximos dias 14 e 15/4/10.
Participam cerca de mil alunos das escolas estaduais Hilário Pinheiro Jardim, Frei Rogato, Dom José de Haas e Industrial São José.
O evento será no Ginásio Jason Francisco de Assis (av. Girassol, 321, bairro Nova Terra).

No dia 14, as sessões acontecem nos períodos da manhã (8 às 12 horas) e da noite (20 às 22 horas).
E no dia 15, na parte da manhã (10 às 12 horas) e da tarde (15 às 17 horas).

Eleitorado local

Em Araçuaí, o número de eleitores de 16 e 17 anos equivale a 1,43% do eleitorado do município, estimado em 26.973 pessoas (dados do TSE de janeiro de 2010). São 387 jovens portadores do título eleitoral, sendo 194 homens e 193 mulheres. A expectativa é que, depois do Expresso Cidadania, esse número aumente em pelo menos 50%.

Fonte: ASCOM da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário