terça-feira, 13 de abril de 2010

Itamarandiba regulariza imóveis urbanos

Itamarandiba realiza cadastro para regularização de imóveis
A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, em parceria com o Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), fez gratuitamente, durante os meses de fevereiro e março, o cadastro de lotes e casas da área urbana. Com esse recenseamento os donos de imóveis, que possuem apenas recibos, poderão regularizar a situação de suas propriedades o que trará grandes melhorias a ele e ao município.

Estima-se que na cidade de Itamarandiba 80% dos imóveis urbanos estejam com os cadastros pendentes. No período do processo cadastral, a Prefeitura conseguiu efetuar a inscrição de 1.200 imóveis. Entretanto, a meta prevista é que seja regularizado 100% das áreas.

“Estamos empenhados para trazer e fazer o melhor para o povo de Itamarandiba. Essa situação dos imóveis com cadastros pendentes vem se arrastando há anos. Com a legalização os proprietários de lotes e casas terão grandes vantagens como: maior segurança em caso de venda do imóvel e terá, também, mais facilidade em acessos à empréstimos para se fazer melhorias ou construir.”, citou o Secretário Administrativo Municipal Valdir dos Santos Teixeira, o popular Dila.
Contudo, o Secretário alerta aos proprietários que a regularização deve ser feita até o mês de maio do corrente ano.

Com o cadastro feito pela Prefeitura Municipal, o próximo passo para a regularização fica por conta do ITER que enviará, no mês de abril, representantes que realizarão a medição das áreas e emitirão as escrituras. O Secretário Dila, lembrou, ainda, que todo o processo, desde o cadastro até a escritura, é gratuito.
“O dono do imóvel vai ter gastos somente com o registro a ser feito no cartório.”, diz.

Com a parceria Prefeitura/ITER e boa vontade da atual administração municipal, foram contemplados moradores dos Bairros São Geraldo, Fazendinha, 1º de Maio e Florestal.

O Senhor José Afonso Barbosa, 50 anos, dono de um imóvel no Bairro Fazendinha, no qual mora há mais de 30 anos, foi um dos primeiros a fazer o cadastro. Segundo ele, por entender a importância de se legalizar o imóvel, tão logo soube da iniciativa da Prefeitura, em fazer a regularização, prontificou-se imediatamente em procurar o local da inscrição.

“Com a documentação em dia ficamos mais tranqüilos. Sabemos que somos donos, mas, não temos a escritura. Agora poderei vender ou deixar para meus filhos sem receio algum.”, comemorou José Afonso.

O Secretário Administrativo, Dila, fez questão de explicar que o Bairro Bom Jesus, assim como algumas áreas dos Bairros Fazendinha e 1º de Maio, não entrou nesse processo de regularização por ele se encontrar dentro do registro de uma escritura rural. De acordo com o Secretário, a Prefeitura é ciente da importância e da necessidade de englobar o Bairro Bom Jesus em área urbana e efetuar a legalização dos imóveis.

Com a efetuação do cadastro e consequentemente a regularização das áreas urbanas, a Prefeitura almeja proporcionar aos proprietários maior segurança nos que é de direito e, ainda, garantir aos empreendedores uma aquisição imobiliária com total garantia.

Fonte: Ernane Frois - Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário