sábado, 15 de agosto de 2009

Vesperata, sons que saem das janelas

Diamantina - Vale do Jequitinhonha
Hoje tem Vesperata!
Hoje, sábado, à noite, a partir de 21 horas, haverá mais uma apresentação da Vesperata, a mais famosa manifestação musical de Diamantina. Do alto das sacadas da Rua da Quitanda, os músicos da banda mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e da banda do 3º Batalhão da Polícia Militar, cada uma com seu maestro, tocam obras bem conhecidas, do erudito ao popular.
Os músicos ouvem a batida da batuta do Maestro que fica em baixo, na rua calçada de grandes pedras. Aparecem nas sacadas dos sobrados e soltam seus sons hipnotizantes, deslumbrantes, arrepiantes. No meio de uma multidão os turistas embevecidos, de boca aberta, rindo com os olhos, sentados nas cadeiras colocadas pelas pousadas e agência de viagens, no meio da rua, ou em pé, encostados nas calçadas. Os jovens estudantes rodeiam nas calçadas
A acústica leva músicas a descerem e subirem as ladeiras de Diamantina, entrando pelo Largo da Catedral. No Beco do Mota os mil tons encontram com a memória musical de Milton Nascimento. E rolam pedras abaixo, pelos becos, encontrando com as serestas de preferência de JK, na sua Praça.
É uma pena! Estive em Diamantina, ontem, imaginando como seria hoje à noite!
Quem for lá poderá se sentir mais vivo, irrigado por arte musical.
Na Rua da Quitanda serão servidos biscoitos de goma escrevidos , temperados com sustenidos, bemóis, dissonantes, nas bancas de dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário