sábado, 15 de agosto de 2009

Almenara - Vale do Jequitinhonha
A ARTE FEITA DOS CIPÓS
José Maria Lima Matias, filho de Ademar Alves Matias e Lívia Lima Matias, nasceu em Almenara no ano de 1960. Aos 33 anos começou a praticar a arte com cipós e hoje é considerado um dos mais talentosos artistas do vale.
Zé do Balaio como é mais conhecido tem seus trabalhos reconhecidos nacionalmente, tendo inclusive participado do programa TERRA DE MINAS da Rede Globo, onde foi mostrada sua história e sua arte. Participou também do programa VIA BRASIL e acabou fazendo uma parceria com a UFMG -Universidade Federal de Minas Gerais.
Diz que as influências no seu trabalho vieram de artistas populares e de pessoas envolvidas com qualquer tipo de arte. Apreciava as obras e se inspirava nelas para criar suas peças.
Participou de muitos eventos culturais como a FICAR (Almenara), no FESTIVALE de Joaíma em 2008, na Feira de Artesanato da UFMG, em Belo Horizonte.
Esse ano participou do FESTIVALE em Grão Mongol.
Hoje ele tem uma barraca no Mercado Municipal de Almenara onde expõe e vende seus trabalhos.
Sente que agora vive um bom momento com sua arte já mais consolidada, mas acha que falta mais vontade e apoio político para com os artistas do interior. Gostaria que as pessoas se interessassem mais por arte.
Ele destaca a frase "Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte", de Rui Barbosa.
Telefones para contato: (33)3721-2568 e (33)99515251
Endereço: Barraca no Mercado Municipal de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário