terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante é comemorado em todo o Brasil

11 de Agosto Dia do Estudante
Estudar é um ato voluntário. Porém, a lei e os pais o tornaram obrigatório, para o desespero da maioria das crianças, adolescentes e jovens, que gostariam de assistir aulas e estudar depois de satisfazer todos os prazeres imediatos: brincar, jogar bola, brincar de boneca, sonhar, namorar, passear, zuar, ficar com a galera....
Ou seja, estudar pode ser um ato voluntário, de prazer, de satisfação, de amor, de paixão pelo conhecimento. Para ter informações, conhecimentos, como para produzi-los. Estudar pode e deve ser um ato de criação, não um momento de sofrimento e sufoco, de obrigação que os mais velhos impõem aos mais novos.
Portanto, ser estudante é descobrir os mundos dos humanos e da natureza. Ler, pesquisar, debater, criar conhecimentos, confrontar as descobertas com a realidade.
A vida de estudante coincide com vida de formação das pessoas. Quando se fala em estudante vem à cabeça de muita gente a imagem da juventude, como se estudar se desse apenas em uma fase da vida da pessoa humana. Engano. Cada vez mais, nos tempos atuais, é exigido estudar de forma permanente, constante.
Ou seja, estudante somos todos nós, os viventes deste século XXI, queiramos ou não sê-lo.
História do 11 de agosto
Hoje, dia 11 de agosto, é o Dia do Estudante. Esta data foi criada em comemoração ao dia em que foram criados os cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Ou seja, em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários intelectuais, advogados, escritores, presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP – Universidade de São Paulo, através da escola do Largo São Francisco; e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife, em Pernambuco.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Este dia é comemorado em várias escolas do país. Em Berilo, no nordeste de Minas, a Escola Estadual Jason de Morais recebeu seus quase mil alunos em festa de inauguração das novas instalações. Em Araçuaí, o Colégio Nazareth também lembrou a data. A UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, dos campi de Diamantina e Teófilo Otoni, organizou uma programação cultural.
O prêmio Nobel de Física, de 1921, Albert Einstein ficou famosos por uma fotografia com os cabelos desgrenhados e botando a língua para fora como um estudante irreverente. Ele dizia o seguinte: “É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom”. Einstein foi o criador da Teoria da Relatividade e estudos sobre a natureza da luz e o movimento molecular. Tirava conclusões simples de questões complexas, dizendo que estudar deveria ser um ato de prazer, de satisfação.
Para todos os estudantes, de todas as idades, uma música que Milton Nascimento gravou, em 1983, que virou hino do Movimento pelas Diretas Já. Este movimento juntou milhares de pessoas pelas ruas e praças do Brasil. Todos gritavam: Eu quero votar para Presidente! Os militares não queriam o povo brasileiro decidindo seus destinos.
Esta bela música é de composição de Milton Nascimento e Wagner Tiso.
Coração de Estudante
Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.
Para quem quiser ouvir a música, clique aqui
http://vodpod.com/watch/369444-milton-nascimento-corao-de-estudante

Alguns estudantes fazem pilhérias com o ato de estudar.
Esta abaixo é uma das mais conhecidas. É pra rir.
Oração do Estudante...
Pai nosso que estais no céu;
Aumentai nossas férias;
Diminua nossas aulas;
Perdoai nossas colas;
Assim como nós perdoamos a existência dos nossos professores;
Não nos deixai cair em recuperação;
Mas livrai-nos da reprovação.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário