sábado, 8 de agosto de 2009


Gripe Suína
O pavor do Vale do Jequitinhonha e de Minas Gerais

Doença é suspeita de 3 mortes no estado
A gripe suína virou motivo para todo tipo de conversa ou assunto entre as pessoas do Vale, de Minas, do Brasil, do Mundo. Há muita desinformação que gera pânico, desconfiança, insegurança, medo.
Segundo profissionais de saúde da região do Vale do Jequitinhonha há somente 4 casos de suspeitas de doentes com gripe suína, internados em Hospital de Teófilo Otoni. Não houve sequer um caso de óbito na região. Há muita especulação.
A Festa de Agosto, de Virgem da Lapa, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, é uma das preocupações das autoridades sanitárias da região e do Ministério Público. No evento há uma aglomeração de mais de 25 mil pessoas nas ruas, praças, salões de danças, bares, lanchonetes, restaurantes e igreja. Mas não há nada oficialmente confirmado.
Hospital cheio
Segundo o Hospital das Clínicas, referência no tratamento da gripe suína, em Minas Gerais, há um controle da doença no estado.
O ambulatório do Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, vai restringir o atendimento à população e passará a receber apenas pessoas encaminhadas pelo disque-epidemiologia (0800-2832255), pelos postos de saúde ou por médicos particulares.
Referência na capital mineira para casos da nova gripe, a unidade vinha registrando elevado número de atendimentos que não tinham relação com a doença.
Segundo a direção do hospital, o ambulatório com 70 leitos foi criado especialmente para atender casos suspeitos da nova gripe, mas muitas pessoas que procuram o posto sem indicação médica sobrecarregaram o serviço prestado.
A gripe em Minas Gerais
Segundo nota divulgada na segunda-feira (3 de julho), Minas Gerais registra atualmente 162 casos confirmados da doença e 374 suspeitos. No entanto, até o momento, nenhuma morte foi registrada. Até 4 de agosto, terça-feira, três óbitos ocorridos em cidades mineiras (Betim, Sete Lagoas e Belo Horizonte) estão sendo investigados sob suspeita de terem sido causados pela gripe. O Hospital das Clínicas da UFMG possui 18 leitos em enfermaria e 6 em ala de isolamento respiratório total, além de 8 vagas em CTI (6 adultos e 2 infantis), abertas no dia 4 agosto. Ao todo, 50 pessoas estão em isolamento hospitalar na capital, de acordo com dados da secretaria de saúde. No Estado, são mais 142 hospitais de referência, de pequeno e grande portes.
Orientações
Comitê recomenda evitar aglomeração de pessoas. O Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), grupo criado para discutir ações de prevenção, desaconselhou a realização de eventos de grande porte em Minas Gerais.Se os eventos não puderem ser cancelados, a orientação é para que os organizadores adotem medidas de prevenção, como fornecer álcool gel, afixar de cartazes com orientação ao público, distribuir panfletos e adotar avisos sonoros.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá Álbano,

O Ministério da Saúde informa que o contágio da gripe suína ocorre através de tosse, espirro ou secreção respiratório por meio de uma pessoa contaminada.
Medidas simples podem evitar a contaminação. Lave bem as mãos com água e sabão constantemente, cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar, evite aglomerações, e não divida objetos de uso pessoal como talheres, copos e toalhas de banho.
Para mais informações, acesse o portal Influenza: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534
Ou entre em contato com o Disque Saúde: 0800-61-1997.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Postar um comentário