sábado, 29 de agosto de 2009

Feira de Pedras Preciosas é a maior da América Latina Movimento atrai estrangeiros, pedristas e garimpeiros do Jequitinhonha e Mucuri
Teófilo Otoni - nordeste de Minas
Uma mistura de costumes, culturas e sotaques diferentes. Preços, cores e formas.
A feira de pedras preciosas em Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, nordeste de Minas, movimenta a cidade e atrai compradores de vários paises.
A arte e a beleza natural das gemas impressionam quem visita o local.Uma mistura de costumes, culturas e sotaques diferentes; mas as preciosidades fazem todos falarem a mesma língua. É o vocabulário do comprar e vender.
A Feira Internacional de Pedras Preciosas é a maior da América do Sul. De Águas Marinhas ao Citrino Conhaque, são 19 anos expondo a beleza destas raridades.
As gemas são extraídas do subsolo em uma ampla área da província gemológica que se estende pelo Vale do Jequitinhonha, leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo e sul da Bahia. No estado natural, as pedras são levadas para Teófilo Otoni, cidade considerada pólo de lapidação e comércio destas preciosidades.
Prefeitura apoia FIPP 2009 - A 19ª edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas – FIPP 2009 – e 21ª Feira Livre de Pedras Preciosas foi aberta oficialmente na manhã da última terça-feira (25) e vai até sábado, dia 29, no Palmeiras Country Clube. Contou com a presença da Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen, dos presidentes Eduardo Cardoso (Accompedras) e Edmilson Pereira (Gea), secretários municipais, autoridades estaduais, diretores do INDI, vereadores e centenas de expositores e compradores.
A feira é destaque nos cenários nacional e internacional do setor gemológico como o evento mais significativo do Cone Sul das Américas devido à grande variedade de gemas e jóias em exposição com 220 expositores.
O Presidente da GEA (Gems Exporters Association), Edmilson Pereira, explicou que esse evento é o principal do setor e é o responsável não apenas pela geração de negócios como também a contratação de serviços e vendas que nos próximos 12 meses acionarão o comércio das gemas em Teófilo Otoni e região.
Grandes negócios
“Nós temos confirmados 80 clientes estrangeiros. Não foi possível quantificar o público nacional, mas todos os hotéis e pousadas já estão lotados. O evento gera os negócios, fomenta a busca pelos produtos”, explicou Edmilson.
Carlos Barroso, da Cosmos Pedras Preciosas, expõe seus produtos pela sexta vez na FIPP. “Gostaria de contar com todos os clientes não apenas do Brasil como também do exterior. A expectativa é muito grande, nós estamos aqui apoiando a feira e nunca deixaremos de apóia-la”. Ele trabalha com quartzo com inclusões naturais da região e de outros estados brasileiros. Expõe na feira 200 mil quilates de pedras e, caso venda 20% desse total, considera o resultado satisfatório para a empresa.
Geração de emprego e renda
O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Abdulah, explicou que a FIPP tem um potencial de negócios muito interessante, uma vez que gera emprego e renda mesmo depois de terminada. “Teófilo Otoni é considerada a capital internacional das pedras preciosas, a primeira nacional do ramo de lapidação e a terceira internacional nesse ramo. Ao longo dos próximos seis meses os garimpos vão produzir para os compradores que estão nos visitando e conhecendo nossas gemas e pedras preciosas”, explicou Abdulah. Ele frisou ainda que a Prefeitura de Teófilo Otoni é uma realizadora juntamente com a Gea e Accompedras, apóia, dá todo o suporte para a realização porque sabe da importância da Feira para a economia local e da interação econômica de toda a sociedade.
Com informações da InterTV e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teófilo Otoni

Um comentário:

Unknown disse...

Banu,
Tudo bom ]?
Eu me chamo Bruno e vivo na Bolivia eu queria saber se vc poderia me ajudar a encotrar dois quartzos puros hialinos de uns 13 centimetros ?

Desde de ja muito Obrigado ! Meu emal pra contato é brunoo.smatos@gmail.com

Postar um comentário