sábado, 15 de agosto de 2009

Regularização fundiária no norte e Jequitinhonha

Agricultores recebem títulos de terras

Parceria do INCRA e Governo mineiro acelera regularização fundiária no Jequitinhonha

Mais de mil agricultores familiares dos Territórios da Cidadania do Alto Rio Pardo e Médio Jequitinhonha terão a posse definitiva de suas terras. Nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14 de agosto, foram entregues títulos em Francisco Badaró, Coronel Murta, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras.

Esse trabalho é resultado do convênio firmado em 2008 entre o Incra e a Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara), que contou com investimentos de R$ 5,6 milhões, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante investido pelo estado.São titulados os posseiros que exploram economicamente imóveis com área inferior a 100 hectares.
Com os títulos, os agricultores ficam aptos a acessar as políticas públicas do governo, como as linhas de crédito rural e a assistência técnica. As cerimônias de entrega dos títulos contaram com as presenças do superintendente regional do Incra/MG, Gilson de Souza, e do secretário da Seara, Manoel Costa.
A regularização fundiária é uma ação do Incra que possibilita o conhecimento detalhado da estrutura fundiária brasileira. Esse trabalho também proporciona segurança no que se refere a propriedade da terra no Brasil.
Um convênio semelhante, executado em 2007, expediu 1,9 mil títulos de posses rurais a agricultores do estado. Neste segundo convênio, já foram entregues outros 4,8 mil títulos. Em julho deste ano, foi celebrada nova parceria que garantirá a posse da terra a 25 mil agricultores.
Como ter imóvel rural regularizado
Os interessados em regularizar suas terras devem acompanhar a programação operacional do Incra e da Seara, buscando informações nos escritórios regionais ou junto aos sindicatos rurais, associações e prefeituras. Os requisitos exigidos são: ter a terra como principal fonte de subsistência e utilizar no mínimo 50% da área aproveitável; não ser proprietário de imóvel rural nem beneficiário da reforma agrária; manter exploração de acordo com a lei vigente; comprovar residência permanente, cultura efetiva e a exploração direta, pessoal, contínua, racional e pacífica.
Entrega dos Títulos
Francisco Badaró – 136 títulos; Coronel Murta – 101 títulos; Rio Pardo de Minas – 741 títulos; e Taiobeiras – 125 títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário