segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mineração: riqueza que vai, degradação que fica

Vale do Jequitinhonha
Produção mineral não gera riquezas na região
As riquezas incrustadas no subsolo do Vale do Jequitinhonha vão muito além de pedras preciosas, grafite, feldspato e granitos. Recentemente foi descoberta uma grande jazida de minério de ferro que se estende entre os Vales do Jequitinhonha e norte de Minas. Infelizmente a maior parte destas riquezas é exportada, ficando no Vale somente a degradação ambiental.
Uma das maiores vocações do Vale do Jequitinhonha é a mineração, principal causa, inclusive, de sua ocupação, quando milhares de pessoas lá pelos idos do sec. XVIII e XVI vieram para região em busca de ouro, diamante e pedras preciosas.
Passados mais de 200 anos não há ouro nem diamante, mas existem inúmeras riquezas no subsolo, que não possuem uma produção sustentável, como o granito. Toneladas e toneladas destas pedras ornamentais de grande valor são retiradas do vale e beneficiadas em outras regiões, enriquecendo pouquíssimas pessoas, em detrimento de toda uma região.
O Jequitinhonha também é um grande exportador de pedras preciosas. O problema é que a maioria delas é vendida in natura, sem lapidação, sem agregação de valor.
A cadeia produtiva nesta área precisa de investimentos e capacitação para gerar emprego e renda.
Lapidação de gemas
Nos últimos anos algumas iniciativas positivas começaram a mudar este cenário. O curso de lapidação de gemas do Sesi/Senai de Araçuaí é uma delas, capacitando pessoas para atuarem nesta área.
O Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha são consideradas como as novas regiões de fronteira de mineração no estado, principalmente com a descoberta da super jazida de minério de ferro, avaliada em 10 bilhões de toneladas nos municípios de Rio Pardo de Minas, Salinas e Grão Mogol. Grandes empresas já estão estudando a forma de explora-lo.
Há duas possibilidades: levar o minério de ferro até o sul da Bahia para a exportação ou então beneficiá-lo aqui mesmo na região com a instalação de siderurgias.
Vamos ver se mais uma vez o Vale vai ser dilapidado nesta questão.
Repórter André Sá da TV ARAÇUAÍ

Um comentário:

Unknown disse...

vale do jequitinhonha cidade rica em artesanatos

Postar um comentário