quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Teófilo Otoni realiza Conferência de Assistência Social

Teófilo Otoni - Vale do Mucuri
Mais de 400 pessoas na Conferência de Assistência Social
Lideranças políticas, usuários e assistentes sociais participam da elaboração das políticas públicas
Centenas de pessoas reuniram-se na última terça-feira (04) na Conferência da Assistência Social, organizada pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.
A Secretária de Ação Social, Janice Tameirão Baur, explicou que a Conferência é realizada a cada dois anos e tem como objetivo implementar e aprimorar as propostas de políticas sociais. “Esse é um momento importante de participação popular. Os usuários devem participar dessa conferência, pois assim conseguiremos implementar melhor a política de assistência social”.
Vários segmentos estiveram presentes no evento, como representantes de entidades da rede sócio-assistencial do município, representantes de usuários, representantes de organizações constituídas, associações de bairro e entidades filantrópicas. “A participação popular é necessária para que seja feito um bom controle social e da política de assistência social. As propostas vão compor o Plano Municipal de Assistência Social”.
A representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome, Maria Ângela Rocha Pereira, afirmou que esse é um momento muito importante na política da assistência social. “Estamos consolidando o SUAS - Sistema Único da Assistência Social no Brasil; já passamos por vários processos e agora conseguimos efetivar a participação do usuário”. Ela ressaltou que o usuário é a peça chave das políticas públicas, uma vez que é a ele que são direcionadas todas as ações.
Maria Ângela explicou ainda que é de grande importância fazer com que o usuário exerça sua participação para o controle social da política da assistência por meio do SUAS. “O Brasil inteiro está discutindo a participação popular e o controle social e quanto mais a política de assistência social avança e se consolida mais necessário se faz o controle social das ações do estado nessas esferas”, finalizou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo César Macedo dos Santos, explicou que o principal objetivo da Conferência é congregar os trabalhos da área, entidades, usuários e lideranças governamentais para discutir a política social da assistência social. “Com a efetivação dessa política teremos qualificação dos serviços prestados para que de fato o usuário tenha acesso aos seus direitos. A conferência é a instância máxima de deliberação desse controle social”, explicou.
Os eixos temáticos variaram desde o protagonismo do usuário da assistência, o papel dos representantes governamentais para que haja transparência e abertura, entre outros.
Maria Flávia Vieira Batista, funcionária do CRAS, ajudou a organizar o evento e disse que a participação da população é de grande importância. “Preparamos a Conferência esperando a participação maciça dos usuários, pois eles são o ponto chave de todo o nosso trabalho”. Por ser assistente social, Maria Flávia acredita na importância de eventos como esse para valorização profissional e pessoal.
Fonte e foto: Ascom/Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário