segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Irmãs siamesas nascem em Araçuaí

Araçuaí - Vale do Jequitinhonha
Nascimento de irmãs siamesas é caso raro na medicina
O nascimento de gêmeas xifópagas, ocorrido na maternidade do Hospital São Vicente de Paulo, na quinta-feira(6), transformou a rotina da unidade hospitalar. Casos como este são considerados uma raridade pela medicina.
As gêmeas, no entanto, sobreviveram apenas três dias. Elas faleceram no domingo(9), vítimas de insuficiência cardio-respiratória. As gêmeas xifópagas ou siamesas nasceram de parto cesariano. As irmãs tiveram nove meses de gestação. Apesar da excelência do atendimento médico garantida pelo hospital de Araçuaí e a ótima estrutura do berçário dotado de equipamentos novos e modernos, chegou-se a cogitar a transferência das recém-nascidas para Belo Horizonte, por se tratar de um caso muito complexo que exigiria uma CTI pediátrica além de outras especialidades médicas.

A remoção das gêmeas foi discutida até mesmo pela equipe do Dr. Manoel Firmato da Santa Casa de Belo Horizonte, mas não houve tempo suficiente. Vitimadas por uma parada cardio-respiratória elas faleceram na manhã do último domingo.
A pediatra e diretora clínica do hospital, Drª Rita de Cássia Capdeville, preferiu não gravar entrevista, alegando questões de ética profissional, mas prestou todos os esclarecimentos necessários para compreensão científica do caso.
O raio-x das gêmeas mostra claramente os dois crânios, as duas colunas vertebrais e o tórax, revelando que as duas crianças estavam unidas em um só corpo. Para a medicina, cada ocorrência desse tipo é diferente uma da outra e deve ser estudada caso a caso.
As gêmeas siamesas foram registradas no cartório de Araçuaí com os nomes de Emily e Jamily.
A equipe da TV Araçuaí agradece a família das gêmeas por ter autorizado as filmagens e também a pediatra Rita Capdeville que acompanhou de perto a elaboração desta reportagem.
Repórter: Sérgio Maioline da TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário