sábado, 29 de março de 2014

Ministério Público cobra preservação de Biribiri no Vale do Jequitinhonha

A Vila do Biribiri, em Diamantina, é composta de residências, igreja e outras edificações que serviam às pessoas que trabalhavam na antiga fábrica de tecidos, que funcionou no local por quase cem anos.

Foto: divulgação Ministério Público cobra preservação de Biribiri no Vale do Jequitinhonha
O pacato lugarejo fica a 14 quilômetros do Centro Histórico de Diamantina, no Alto Jequitinhonha-MG.

A Vila do Biribiri, distrito de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, deve ser melhor preservada para manter o patrimônio cultural local.

A recomendação é do Ministério Público Estadual (MPE), que expediu recomendação à empresa Estamparia S.A., proprietária do espaço.
 
A Vila do Biribiri é composta de residências, igreja e outras edificações que serviam às pessoas que trabalhavam na antiga fábrica de tecidos, que funcionou no local por quase cem anos, de 1877 a 1973.
 
O local, além de seu entorno, são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).
  
“Foi possível constatar que a atual proprietária da área está realizando a venda individualizada das edificações e lotes que compõem a vila sem observar qualquer dos dispositivos legais incidentes. Além disso, há documentos que demonstram que os futuros adquirentes pretendem promover descaracterizações dos bens tombados sem a anuência do Iepha, contrariando frontalmente a legislação”, disse o coordenador das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, Felipe Faria de Oliveira, 
  
O fato foi considerado de extrema gravidade para o coordenador Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, e para o promotor de Justiça de Diamantina, Adriano Dutra Gomes de Faria, que também assinaram o documento.
 
 De acordo com eles, a Vila do Biribiri fica em zona de amortecimento do Parque Estadual do Biribiri, fazendo com que eventual loteamento da área deva ser objeto de licenciamento ambiental, o que ainda não ocorreu. “O desmembramento da área está ocorrendo em circunstâncias proibidas pelo Estatuto da Terra, lei federal que regulamenta a questão”, afirmam.
 
Paraíso
 
Há quem chegue à bucólica Vila de Biribiri e a compare a Shangri-lá – o idílico lugar criado em algum ponto do Himalaia pelo inglês James Hilton (1900–1954) em sua obra mais famosa, Horizonte Perdido.
 
Construído em 1877 para abrigar uma fábrica de fiação e tecidos do Biribiri e, ao mesmo tempo, empregar mulheres pobres do Vale do Jequitinhonha, o povoado chegou a ter 1.200  habitantes, na década de 1950.
 
Em 2013 viviam no lugar, três adultos, uma criança e um vira-lata, o Mequetrefe. O  lugarejo fica  a 300 quilômetros de Belo Horizonte e a 14 do Centro Histórico de Diamantina.

O nome da vila, em tupi-guarani, significa buraco fundo, numa alusão à sua localização, entre o sopé de uma montanha e o leito de um curso d’água.
 
Biribiri foi idealizada pelo então bispo de Diamantina, João Antônio Felício dos Santos, e seus familiares.
 
O projeto foi viabilizado pelo terreno acidentado, que permitiu aos empreendedores usarem a energia produzida por uma pequena usina cujas turbinas eram acionadas pela força das quedas-d’água da região.
 
Nos bons tempos da produção fabril, Biribiri chegou a ter escola para os filhos dos empregados, pensionatos, armazém e consultório odontológico.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário