quarta-feira, 5 de março de 2014

Nove anos depois, Grupo Galpão retorna ao Vale com os Gigantes da Montanha

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público

Foto: divulgaçãoNove anos depois, Grupo Galpão retorna ao Vale com os Gigantes da Montanha
A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone.
A companhia mineira de teatro Grupo Galpão, está de volta ao Vale do Jequitinhonha,  com a peça “ Os Gigantes da Montanha “.

O grupo vai percorrer  a partir do dia 13 de março, 7 cidades da região : Diamantina, Bocaiúva, Salinas, Virgem da Lapa, Araçuai, Jequitinhonha e Itaobim. A produção local da turnê é de Jackson Martins.

O diretor da peça, Gabriel Vilella, adaptou para os palcos a fábula italiana  de Luigi Pirandello, dramaturgo, poeta e romancista siciliano.


Vista por mais de 80 mil espectadores em cidades de Minas Gerais, Goiás, Paraíba e Pernambuco, o espetáculo “Os Gigantes da Montanha” chega a  Araçuai, no dia 19 de março e será apresentada no largo do mercado municipal.


A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone.


O grupo de atores  mambembes encontra-se em profundo declínio e miséria, por insistência de sua primeira atriz, a condessa Ilse, obcecada pela idéia em montar “A Fábula do filho trocado” (peça escrita por um jovem poeta que se matou por amor não correspondido da condessa).
  
Para ajudar Ilse a realizar o seu sonho, o mago materializa fantasmas para completar o elenco, mas sugere ao grupo que encene a peça apenas dentro da vila.

 Frustrado com a negativa de Ilse, Cotrone “aconselha” a trupe a se apresentar para os “gigantes da montanha”, homens brutos de um povoado próximo. É aí que a realização artística de Ilse vira tragédia.

 Incompreensível aos olhos dos gigantes, os atores são ameaçados, expulsos e assassinados.
 .
A nova montagem do grupo Galpão marca o retorno do diretor Gabriel Vilela, que já assinou a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

Em 2006, o Galpão percorreu algumas cidades do Vale com a peça  " Um molière imaginário".
  
A turnê tem o patrocínio da Petrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Turnê Jequitinhonha

 Dia 13 de março- Diamantina

Dia 15 de março-Bocaiúva

Dia 18 de março-Virgem da Lapa

Dia 21 de março-Jequitinhonha

Dia 22 de março-Itaobim.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário