segunda-feira, 17 de março de 2014

Coral das Lavadeiras de Almenara lança 3º CD em São Paulo, BH e outras cinco cidades.

Show será na próxima quinta, 20 de março, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em BH.
Terceiro disco celebra 23 anos da parceria entre o cantor e o coral do Jequitinhonha, com ênfase no sincretismo afrocatólico e na biodiversidade. Show terá participações de João Bá e Wilson Dias.
Depois de uma estréia vitoriosa em São Paulo, em show no Sesc Pompéia, o Coral das Lavadeiras de Almenara e o cantor Carlos Farias abrem no Grande Teatro Sesc Palladium, no dia 20 de março, às 21 horas, a turnê mineira de lançamento do disco “Devoção”, o terceiro do grupo.
Segundo Carlos Farias, criador e regente do Coral das Lavadeiras, o disco reúne “canções que revelam o sincretismo afrocatólico presente no culto aos santos, caboclos e orixás, além do cuidado com a preservação das águas e da biodiversidade.” O repertório inclui também canções lúdicas e cantos de trabalho recolhidos nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
O show no Sesc Palladium terá participações especiais do cantor e compositor João Bá, co-autor da música “Lavadeiras do Jequitinhonha”, e do cantor e violeiro Wilson Dias. A banda de apoio é formada por Ivan Virgílio (sax soprano e flautas), Zé Geraldo (piano), Pedro Gomes (baixo), Sanráh (violão),  Aender Reis (percussão), Carlinhos Ferreira (percussão) e Carlos Farias (voz, violão e regência). A direção artística é de Beatriz Marques.
Carlos Farias leva as canções e saberes das lavadeiras para as mais diversas regiões do estado, estimulando a participação de artistas locais. Além dos shows, as lavadeiras darão palestras sobre o contexto cultural em que vivem e Carlos Farias oferecerá oficinas de elaboração de projetos culturais.
A turnê inclui apresentações, palestras e oficinas em Brumadinho (21 e 22 de março), Machacalís (25 e 26 de abril) e Pavão (9 e 10 de maio), além da oficina de Farias em Berilo (15 de abril), onde não haverá show neste momento.
O repertório inclui canções dos discos anteriores, “Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras” e “AQUA – A Música das Lavadeiras do Jequitinhonha”, que acaba de ganhar uma nova tiragem.
O evento faz parte da “Caravana Musical – Cultura e Cidadania”, patrocinada pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio cultural do SESC MG.
SERVIÇO:
O quê?: Carlos Farias e Coral das Lavadeiras de Almenara. Participações especiais: João Bá e Wilson Dias.
Quando?: quinta, dia 20 de março, 21h
Onde?: Grande Teatro do Sesc Palladium: Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro - 31 3270-8100
Quanto?: Entrada franca, mediante a entrega de 1kg de alimento não-perecível. Os ingressos devem ser  retirados com duas horas de antecedência.
Classificação: Livre
Informações adicionais à imprensa e entrevista com os artistas: 31 9782-6558   – Israel do Vale / israeldovale@uol.com.br
Caravana Musical põe Carlos Farias e Coral das Lavadeiras na estrada
A saga de Carlos Farias com o Coral das Lavadeiras está completando 23 anos. Iniciada em 1991, a partir de um encontro na lavanderia comunitária da cidade de Almenara, essa emocionante história de transformação de um grupo de mulheres em artistas populares e exemplo de superação das adversidades através da arte, vem contribuindo, dentre outras coisas, para o reconhecimento do Vale do Jequitinhonha como um dos principais territórios da cultura, em Minas Gerais, pela diversidade e qualidade das suas expressões artísticas. São milhares de pessoas, principalmente jovens, se dedicando ao artesanato, às artes cênicas, à literatura, à música, ao canto coral, espelhados no exemplo de mestres como Lira Marques, Ulisses Mendes, Zefa, Trovadores do Vale, Frei Chico, Noemísia, Dona Isabel, Mestre Antônio, Gonzaga Medeiros, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, dentre outros, e às próprias lavadeiras.
O projeto “Caravana Musical – Cultura e Cidadania”, patrocinado pela Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pretende levar as canções e saberes das lavadeiras e Carlos Farias para outras regiões de Minas, estimulando a participação de artistas locais. Essa troca de experiências se dará através de palestras, oficinas e a realização do espetáculo musical “Devoção”, com repertório baseado nas canções do novíssimo CD homônimo, que será lançado durante a turnê, além de canções dos antológicos Cd-livros “Batukim Brasileiro” e “Aqua – a música das Lavadeiras do Jequitinhonha”, que recebeu uma nova edição. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.
Cronograma:
1)       BELO HORIZONTE
17 de março: Palestra “Conversa de Lavadeira”- Escola Municipal José Madureira Horta – 19 h
20 de março: Show “Devoção” no Grande Teatro SESC Palladium – 21 h
2)       BRUMADINHO
21 de março: Palestra “Conversa de Lavadeira” na Secretaria de Turismo e Cultura – 18h30
22 de março: Show “Devoção” na Praça Doutor Belford, centro – 21 h
31 de março: Oficina “Elaboração de Projetos Culturais” – Casa de Cultura – 8h30
3)     BERILO
15 de abril: Oficina “Elaboração de Projetos Culturais” – Escola Prof.Jason de Morais – 8h30
4)       MACHACALÍS
25 de abril: Oficina “Elaboração de Projetos Culturais” – Escola José de Alencar – 8h30
25 de abril: Palestra “Conversa de Lavadeira” no Salão Paroquial – 18h30
26 de abril: Show  “Devoção” no Centro Festivo – 21 h
5)       PAVÃO
09 de maio:Oficina “Elaboração de Projetos Culturais” – Casa de Cultura – 8h30
09 de maio: Palestra “Conversa de Lavadeira” na Casa de Cultura – 19 h
10 de maio: Show “Devoção” na Praça Central – 21 h
PARA SABER MAIS SOBRE O CORAL DAS LAVADEIRAS DE ALMENARA

Via Onhas do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário