Gratuitamente, na praça pública, Espetáculo "Os gigantes da montanha" é atração em Salinas, Virgem da Lapa, Araçuaí, Jequitinhonha e Itaobim.
Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro.
A companhia mineira de teatro Grupo Galpão está mais uma vez no Vale do Jequitinhonha, desde o dia 13 de março, com a peça “Os gigantes da montanha”. Apresentou-se em Bocaiúva e Diamantina, na quinta e sábado, respectivamente.
O diretor da peça, Gabriel Vilella, adaptou para os palcos a fábula italiana que conta a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica. A classificação é livre.
O texto é do Luigi Pirandello que narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, povoada por fantasmas. A peça busca ressalta o valor do teatro e a comunicação com o mundo moderno.
O grupo que é originário de Belo Horizonte completou 30 anos em 2013 e já percorreu várias cidades do Brasil e também no exterior.
O grupo percorre 7 cidades da região : Diamantina, Bocaiúva, Salinas, Virgem da Lapa, Araçuai, Jequitinhonha e Itaobim.
A produção local da turnê é de Jackson Martins, mineiro de Araçuai.
Nesta semana, continua suas apresentações por cidades da região. Hoje, segunda-feira, será a vez do povo de Salinas apreciar o espetáculo, na Praça Dr João Cardoso Araújo, às 20:00 horas. Na segunda-feira, 18.03, também às 20:00 horas, será a vez de Virgem da Lapa, na Baixinha.
Araçuaí recebe o espetáculo na quarta-feira, 19.03, às 20:00 horas, na Praça do Mercado.
Na sexta-feira, 20.03, será a vez de Jequitinhonha, na Praça de Eventos, às 21:00 horas.
Por último, no sábado, dia 21.03, a partir das 21:00 horas, Itaobim verá o espetáculo, na Praça Tiradentes.
A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone
Resumo da peça
A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone.
O grupo de atores mambembes encontra-se em profundo declínio e miséria, por insistência de sua primeira atriz, a condessa Ilse, obcecada pela idéia em montar “A Fábula do filho trocado” (peça escrita por um jovem poeta que se matou por amor não correspondido da condessa).
Para ajudar Ilse a realizar o seu sonho, o mago materializa fantasmas para completar o elenco, mas sugere ao grupo que encene a peça apenas dentro da vila.
Frustrado com a negativa de Ilse, Cotrone “aconselha” a trupe a se apresentar para os “gigantes da montanha”, homens brutos de um povoado próximo. É aí que a realização artística de Ilse vira tragédia.
Incompreensível aos olhos dos gigantes, os atores são ameaçados, expulsos e assassinados.
Em 2006, o Galpão percorreu algumas cidades do Vale com a peça " Um molière imaginário".
A turnê tem o patrocínio da Petrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Turnê Jequitinhonha
Dia 13 de março- Diamantina
Dia 15 de março-Bocaiúva
Dia 17 de março - Salinas
Dia 18 de março-Virgem da Lapa
Dia 19 de março - Araçuaí
Dia 21 de março-Jequitinhonha
Dia 22 de março-Itaobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário