quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso


Algumas das maiores perdas foram nos principais Estados que o PSDB governa: São Paulo (menos 32 prefeituras) e Minas Gerais (menos 13). Os tucanos, porém, perderam mais cidades no Ceará: 46 prefeituras menos do que em 2008.
PSDB saiu menor das urnas, em comparação a 2008, e elegeu 691 prefeitos em todo o Brasil, ante as 787 prefeituras que havia conquistado na última  eleição municipal. O número representa uma queda de aproximadamente 12%.
PMDB ainda tem a maior base municipal, mas encolheu. O partido elegeu quase 200 prefeitos menos do que em 2008, quando tinha 1.193 prefeituras sob seu comando. O partido perdeu o comando de cidades na grande maioria dos Estados, mas cresceu em São Paulo, onde passou de 69 para 88 prefeitos eleitos.
PSB foi o partido que mais cresceu nestas eleições municipais. A sigla comandada pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos elegeu mais de 120 prefeitos além do que tinha eleito em 2008. Seus novos prefeitos vão comandar o dobro de eleitores do que há quatro anos. É o maior crescimento absoluto e proporcional entre todos os partidos. O PSB ganhou mais no Nordeste e em Minas Gerais.
Além do PSB, só um grande partido elevou seu número de prefeitos eleitos em relação ao que conquistou em 2008: o PT elegeu 67 a mais. Suas novas prefeituras foram conquistadas, principalmente, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina, no Ceará e na Bahia.
No Estado de São Paulo, os petistas ficaram na mesma: tinham 60, e agora têm 63 prefeitos, mas podem ganhar a capital. O PSD também sai maior da eleição. O partido foi criado no ano passado e, portanto, não disputou a eleição de 2008, mas levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que o PSD havia cooptado 272 prefeitos neste ano.
O partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sai das urnas com 493 prefeitos e torna-se a quarta força municipal, atrás apenas de PMDB, PSDB e PT. O PP é o quinto em prefeitos, e o PSB, o sexto.
Grande parte dos partidos nanicos ampliou sua base municipal: o PSC ganhou 26 prefeitos; o PRB ganhou 22; oPV, 21; o PRP, 7; o PSL, 8; o PRTB, 5; o PTC, 5; o PHS, 4; o PSDC, 1; o PSOL, 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário