sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Capelinha: 7 mil pessoas dançam e cantam vitória em comício de Pedro Vieira


A Praça do Povo assistiu a uma das maiores manifestações populares da história do município
  A Praça do Povo, em Capelinha, foi tomada pelo povo, literalmente. Nesta quinta-feira, 04 de outubro, à noite, no final da campanha eleitoral de 2012.

À tarde, já se anunciava a animada festa. O grande palanque armado, com cores amarelo e azul.
Pela avenida, placas de todos os partidos da coligação que uniu as principais forças políticas de Capelinha: PSDB, PMDB, PT, PC do B, PP, PHS, PTB, DEM, PSL. Uma forte união política em torno do nome do prefeito Pedro Vieira, candidato à reeleição.

Pelas ruas, carros desfilavam bandeiras amarelas com gritos do 45 e buzinavam fazendo barulho.
Mais tarde, gente chegava de todos os lados. A Praça do Povo foi enchendo, com muita alegria e animação. Adultos, jovens, crianças e idosos se abraçavam, rindo, felizes, cheios de esperança. Cada um portava a sua bandeira e a agitava. Quando o DJ começou a soltar o som, a festa já estava rolando.
A Festa

As músicas de campanha eram cantadas por todos. Como as músicas de sucesso, todo mundo sabia a letra.

A praça estava toda lotada. À frente do palanque ninguém conseguia se mexer direito. Os mais apaixonados tomavam conta, principalmente os jovens. O ponto de táxi, o calçadão, os bares e carrocinhas de refrigerantes, cerveja, cachorro quente e churrasquinho. Estava tudo ocupado pelos apoiadores de Pedro Vieira.

Tinha gente se espremendo, arrumando lugar, desde a porta do Bradesco até o início da rampa do Banco do Brasil. Nas rodas de conversas, muitas apostas ou palpites de quantas pessoas estavam ali. Os mais experientes falavam em 6 a 7 mil pessoas. Alguns arriscavam 8, 9 mil. O consenso foi de 7 mil. Outra especulação foi da grande diferença de votos que terá a vitória  de Pedro Vieira. Será histórica, até os adversários concordam. Há especulações de diferença entre 3 a 4 mil votos.

O Comício
O início oficial, às 21:15 horas, se deu com o Hino Nacional. Depois, Conceição Vieira puxou o Pai Nosso, a oração comum de todas as igrejas cristãs.

E dá-lhe música e gritos de campanha:  “Eira, eira, eira, só dá Pedro Vieira!”

Quase 50 vereadores davam rápido o seu recado, falando nome, número e seu mote de campanha.   
As falas do candidato a vice-prefeito Zezinho da Vitalina, Pedro Vieira e do deputado estadual Gustavo Correa fecharam o comício.

Zezinho falou da união de muitas forças políticas que se juntaram para propor a continuidade de uma boa administração e melhorar ainda mais. Destacou a honestidade de Pedro Vieira e seu trabalho de busca de projetos para o desenvolvimento de Capelinha.

Quando foi anunciada a fala de Pedro Vieira a multidão explodiu em gritos de alegria. O prefeito disse estar emocionado e feliz com tamanha manifestação de apoio popular. Era o reconhecimento de um trabalho feito com muita luta e honestidade. Disse que administrava encontrando com o povo em todos os lugares, na rua, no comércio, nas casas, nas comunidades. Ele andava a pé, e não de carrão, fazendo referência ao adversário que só aparecia na rua em carro importado e de vidros fechados.


E cutucou o adversário, dizendo que perguntou a campanha toda quem seria o candidato que ele ia enfrentar. Aí, disseram que seria o Gelson.  Pedro disse: então, ele que me espere nas urnas nodia 7 de outubro. E ele não esperou. Virou as costas e vazou. O povo explodiu com gritos e palmas.


Pedro Vieira disse que queria agradecer a todos que estavam apoiando-o. E contestou o adversário que disse que Capelinha não tinha prestígio. E arrematou: o prestígio é mostrado aqui com todo o povo presente e com os apoios de tantos grupos políticos.

Um grupo de jovens puxou o coro: “já ganhou, já ganhou”! 

O locutor arrematou que, como sempre, Pedro deu seu recado de forma sucinta, pedindo o voto para cada um. Como diz o Gracilão: “Pedro Vieira fala pouco, mas fala bão”!  

O deputado estadual Gustavo Correa fechou as falas, dizendo que Pedro uniu todo mundo. Capelinha daria saltos em seu desenvolvimento. Estavam ali tanto os partidos ligados ao governo estadual quanto o PT do governo federal. Pedro Vieira contava com forte apoio do governo estadual com ele próprio, Aécio Neves e Anastasia dando força pra Capelinha. E também tinha o respaldo do deputado federal Reginaldo Lopes que está ajudando a trazer a Universidade Federal pra Capelinha. Com certeza, a presidente Dilma também dá apoio a Pedro Vieira, disse o deputado.

O comício terminou às 22:45 horas, mas o povo não quis ir embora. Durante quase uma hora, tinha gente dançando, cantando, festejando a grande confraternização e a vitória certa que se anuncia no próximo domingo, dia 07 de outubro.

Nas ruas, a pé ou de carro, as pessoas se espalhavam pela cidade, gritando e balançando suas bandeiras amarelas, todos com certeza que a esperança vencerá o medo, em Capelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário