sábado, 10 de setembro de 2011

Araçuaí: Participantes de Seminário apresentam 42 propostas para combate à Miséria

Araçuaí: Participantes de Seminário apresentam 42 propostas para combate à Miséria O Seminário Miséria e Desigualdade, organizado pela Assembléia Legislativa de Minas, realizou sua 2ª reunião em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Com a participação de 260 pessoas, o Seminário foi um dos mais movimentados no Vale, nos últimos anos. Os participantes eram professores, estudantes, técnicos da área social, agricultura e saúde, lideranças políticas, de pastorais e populares, indigenas e sindicalistas.







Após exposição de Maria do Carmo Ferreira da Silva,a Cacá, ex-prefeita de Araçuaí, do Secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte de Mnas, Gil Pereira, do Prefeito Aécio Jarim, dos Deputados André Quintão, Rogério Correa e Luiz Henrique Santiago, dois grupos temáticos se reuniram e aprovaram 42 propostas para o combate à Miséria e a Desigualdade.
Foram 5 horas de intenso debate. Os dois grupos de trabalho do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade apresentaram 42 propostas estaduais nesta quinta-feira (9/9/11). Entre as propostas, destacam-se a implantação do piso salarial estadual de assistência social e medidas na área de combate às drogas. Também na reunião, foram eleitos 20 delegados da região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri. Professores da EFA - Escola Família Agrícola e IFET - Instituto ~Federal de Educação Tecnológica

Entre as propostas, merecem destaque: criação de programa de apoio aos municípios para implementação de políticas de acolhimento de egressos do sistema prisional; apoio técnico e financeiro aos municípios visando ao efetivo acompanhamento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.


Os participantes também aprovaram propostas na área de recursos hídricos, como a implantação de projetos voltados para a preservação das nascentes do Rio Jequitinhonha. Também aprovados foram os programas de abastecimento de água nas comunidades rurais com menos de 200 habitantes, além de projetos de irrigação destinados à agricultura familiar e fortalecimento da reforma agrária.

Evina Mendes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medina.

Outras sugestões são: fortalecimento, interiorização e efetivação dos programas de combate e prevenção da violência/criminalidade: Fica-vivo, Presp (programa de reintegração social do Egresso e Ceapa (Central de Pessoas Alternativas), com implementação de núcleos.
A presença das mulheres foi bem destacada.
E ainda: expandir e fortalecer programas e ações estaduais voltados ao reordenamento da politica de acolhimento institucional e para erradicação do trabalho infantil nos lixões, fornecendo bolsa-auxílio aos catadores de material reciclável para se filiarem às cooperativas; desenvolver ações voltadas à profissionalização e primeiro emprego de adolescentes aprendizes, com a ampliação do ensino médio e técnico profissionalizante de qualidade, garantindo acesso prioritário a indigenas, quilombolas e jovens com deficiências ou transtornos mentais.
Vereador João Diógenes e Geraldo Luís, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Berilo
Na área de cultura e educação foram sugeridas: efetivação da lei 19.136, de 2007, de acompanhamento social escolar em áreas de vulnerabilidade social; implantação de Campus da Unimontes em Araçuaí e Minas Novas. E ainda, o fortalecimento das escolas família agrícola do Estado.

Representante indígena aranã apresenta proposta para as comunidades tradicionais

Na área de saúde e qualidade de vida, destacam-se: implementação da Saúde Integral da população negra e indígena. Implantar e fortalecer a política de saúde mental para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias em sofrimento psíquico.

Campus da UFVJM

Um abaixo-assinado com a reivindicação de campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para as cidades de Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim e Almenara/Jequitinhonha foi assinado pelos participantes que cobraram dos prefeitos presentes engajamento na luta social empreendida.
O representante do Vale na Conselho Universitário - CONSU da UFVJM, José Nelson, disse que é preciso que os municípios façam caravanas no dia da reunião do CONSU, em 07.10, em Diamantina, para protestar contra campi da UFVJM fora do Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário