terça-feira, 12 de julho de 2011

Virgem da Lapa: Hortas viram fonte de renda no Vale

Virgem da Lapa: Hortas viram fonte de renda no Vale
Produtores da comunidade Tum-Tum, em Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, participaram do curso de Olericultura Básica, do SENAR Minas.


O objetivo curso foi de orientar, de forma prática, todas as etapas de produção de verduras e hortaliças, desde a irrigação, adubação, capina e colheita até o beneficiamento e a comercialização
Os participantes receberam também informações sobre rotação de culturas, adubação verde, instalação de quebra-ventos, práticas de conservação de solo e cultivo protegido de hortaliças.

A Olericultura Básica é uma atividade importante para o trabalhador rural, que pode se dedicar a ela visando ao próprio consumo ou venda para terceiros.


O instrutor Luiz Carlos Almeida disse que um dos problemas dos produtores que comercializam verduras e legumes na região é a descontinuidade no fornecimento. “Os donos de sacolões e de supermercados têm que receber a mercadoria com regularidade, pois é preciso conquistar a fidelidade do freguês.”
O trabalho com a horta tem que ser diário.

“Não se pode produzir apenas uma época do ano”, argumenta. O instrutor chamou a atenção para a oportunidade que os produtores do Vale do Jequitinhonha têm no cultivo de hortas voltadas para o abastecimento do mercado local. Uma dica deixada por ele aos participantes é ficar atendo à sazonalidade de ofertas de produtos, buscando produzir o que estiver fora da safra.
O curso foi realizado pela Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária (APRISCO), em parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Minas, regional de Araçuaí.


Com informações do SENAR Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário