quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Teófilo Otoni: Mais de 10 mil assistem desfile cívico

Teófilo Otoni: Mais de 10 mil assistem desfile cívico
Avenida Getúlio Vargas ficou lotada A Prefeitura de Teófilo Otoni realizou, nesta terça-feira, 07 de setembro, o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil e aos 157 anos do município.

A solenidade de abertura contou com a presença da Prefeita Maria José Haueisen Freire, o vice-prefeito, Antônio Valter do Amaral, além do secretariado municipal, representantes do Poder Legislativo, Polícia Militar, Exército, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e outras autoridades.

O desfile contou com a participação de escolas públicas e privadas, instituições militares, Ordem Demolay e Tiro de Guerra.

Antes do desfile, houve o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Teófilo Otoni, com a execução dos hinos nacional e de Teófilo Otoni pela Banda de Música da 15ª Região de Polícia Militar.
O desfile cívico de Sete de Setembro é um evento tradicional em Teófilo Otoni, e muito esperado por toda a população. O objetivo é trazer a população às ruas, num ato de patriotismo, e manifestação de integração entre o público e as autoridades.

Em discurso, a Prefeita Maria José Haueisen falou da Independência Proclamada por D. Pedro, e lembrou que independência e liberdade é um processo que não acontece de um dia para a noite. “Já foi falado neste palanque que nossa auto-estima está aumentando, que hoje nós estamos mais independentes e mais ricos do que no passado. Queremos lembrar também, que nesta data, Teófilo Otoni comemora o seu aniversário, e não poderíamos deixar de falar daquele que fundou a nossa cidade, o homem que foi o nosso paladino, e da liberdade também”, ressaltou a prefeita.

Maria José salientou que para ser verdadeiramente cidadão é preciso que o homem seja livre, que tenha segurança, direito a propriedade, de resistir à opressão. Theofilo Beneditto Ottoni viveu toda sua vida na luta para garantir esses direitos, e cada um de nós tem esse compromisso, a obrigação de construir a independência no dia a dia de nossas vidas”, destacou.

O comandante da 15ª Região de Polícia Militar, Coronel Sandro Lúcio Fonseca falou da importância do evento cívico de Sete de Setembro. “Esta é uma data que tem uma simbologia muito grande com a nação brasileira. É um marco que o Brasil declarou-se independente de Portugal, e surgiu como uma nação livre, como já dizia Theofilo Beneditto Ottoni: ‘sem liberdade não existe mais nada’. Por isso, esta festa que anualmente deve ser comemorada pelo povo brasileiro, e nós representando a Polícia Militar de Minas Gerais ficamos satisfeitos de participar deste ato democrático”, frisou o Coronel Sandro Lúcio.

Para Dona Leda Martins Marques, esta é uma data já esperada por todos. “Eu assisto o desfile de Sete de Setembro há mais de 20 anos, é um ato de patriotismo, muito bonito de se ver", disse dona Leda.

Cerca de 29 instituições participaram do desfile, que foi encerrado com o Grito do Excluídos, seguidos pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura


Fonte: Prefeitura de Teófilo Otoni

Um comentário:

christian disse...

eu estava ai estava lotado mesmo .....adoro teo

Postar um comentário