sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROERD assiste mais 300 crianças no Vale do Jequitinhonha

PROERD assiste mais 300 crianças no Vale do Jequitinhonha
Desta vez as cidades atendidas foram Santa Maria do Salto, Santo Antonio do Jacinto e Jacinto
Na quinta-feira, dia 02 de setembro, foram promovidas pelo Comando do 44.º Batalhão da Polícia Militar e as escolas Municipal Juscelino Kubitschek e Escola Estadual José Joaquim Cabral da Cidade de Santa Maria do Salto; Escola Estadual Clemente da Rocha, Escola Estadual João Vieira e Escola Municipal Milagrosa do município de Santo Antônio do Jacinto; e as Escolas Municipal Pedro Abelardo Barbosa e Escola Estadual Cardeal Mota dos municípios de Jacinto, todas no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.

A PMMG promoveu as formaturas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que contou com a participação de mais de 300 alunos.

As crianças receberam das mãos das autoridades presentes o certificado de conclusão do curso, enfatizando que aprenderam não somente dizer não às “drogas”, como também reforçar a sua auto estima e resistir à pressão ao uso de drogas por parte dos amigos.

Com isso o certificado não somente atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças em resistir às pressões.

O programa atendeu as crianças no 5º ano, antiga 4.ª série, do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. Também durante o período das aulas buscou-se oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar.

O PROERD foi aplicado em parceria nas escolas e direcionado para crianças de 09 a 12 anos. Durante 10 semanas, com uma hora aula ministrada por semana, ao longo de um trimestre letivo, os instrutores PROERD, Soldado Emerson e Soldado Trindade, auxiliados pela Cartilha PROERD, contaram com a ativa participação dos professores, os quais atuaram como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula.

Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação com tema voltado para os males causados pelas drogas, de onde foram escolhidas e premiadas durante a formatura as melhores redações de cada turma.

Os alunos que tiveram a sua redação escolhida foram agraciados com premiação doada pelos munícipes e tiveram sua redação escolhida como a melhor de todo o semestre, tendo a professora do aluno escolhido procedido a leitura para todos os presentes.

O aluno que mais se destacou no curso com uma participação ativa no programa também foi agraciado com uma premiação doada pelos munícipes. Seguindo, os alunos prestaram o juramento PROERD em um momento singular. Muita emoção sentiram as crianças quando da chegada do D.A.R.E (Léo), símbolo do PROERD, quando todas as crianças a uma só voz, cantaram a canção do PROERD.

Após a entrega dos certificados, o Comandante do 44° Batalhão, Tenente Coronel Romildo Scheffer agradeceu e cumprimentou a todos os envolvidos na realização do evento, destacando a atuação do PROERD no 44º Batalhão, que neste ano de 2010 assistirá mais de 3.000 jovens.

Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário