sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Berilo faz exposição de Patrimônio Cultural

Berilo faz exposição do Patrimônio Cultural O Patrimônio Cultural de Berilo vem tendo uma atenção especial das escolas públicas, municipais e estaduais. No dia 17 de agosto foram realizadas manifestações pelas ruas da cidade; nas escolas várias atividades são desenvolvidas, como pesquisas e apresentações artísticas. De 21 a 26 de setembro, de 8 às 17 horas, está sendo realizada, no salão da Sociedade Amiga Berilense, o clube local, uma Exposição do Patrimônio Cultural com vários registros da história e cultura berilenses.
São fotos, objetos, documentos, peças de artesanato, móveis, redação e pesquisas escolares. Foi organizada pela Escola Estadual Professor Jason de Morais, Escola Estadual de Berilo e CESEC, fazendo parte do projeto de Educação Patrimonial.
No fundo musical há sons do Vale, dos Corais Nossa Senhora do Rosário, Trovadores do Vale, Rubinho do Vale, cantigas de roda, músicas de congada do Mestre Tiago de Minas Novas e Pereira da Viola.
Os estudantes vem em grupos fazer as visitas, perguntam, questionam, riem de roupas e costumes antigos, dos momentos de lazer, admiram objetos e marcas das lutas de seus avós e pais para sobreviverem e educá-los.
O livro de visitas desta sexta-feira já contava com mais de 400 assinaturas, principalmente de estudantes, mas também de homens e mulheres que se orgulham da história de seu lugar.
A cada visita, alguém vai em casa ou na de um vizinho ou amigo e traz mais um visitante, além de retornar com outras lembranças de história e cultura de Berilo.

A exposição está sendo feita com a colaboração de toda a comunidade que colocou seus arquivos e acervos familiares para a mostra pública.

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

Eu me emociono quando leio e vejo estas manifestações.Tudo isso engrandece a cidade, o povo, a pátria. Parabéns Berilo!

Postar um comentário