domingo, 12 de setembro de 2010

I Encontro Cultural da Festa do Rosário de Minas Novas

I Encontro Cultural da Festa do Rosário de Minas Novas O senhor rei do Rosário 2011 de Minas Novas, José Pinheiro Torres Neto, o Zé de Tristão, convida os congadeiros, minasnovenses ausentes e presentes de BH e região, amigos do Vale, para participarem de um encontro de devotos e apoiadores desta centenária manifestação religiosa, de cultura popular do Vale do Jequitinhonha.
Olha o convite aí:
"Será no dia 19/09, domingo, a partir das 12h30, o I Encontro Cultural da Festa do Rosário de Minas Novas.
Dentre as atrações: Shows com cantadores e violeiros de Minas Novas e artistas de Belo Horizonte, Bingo Cultural de Livros, Cds de vários artistas e escritores do Vale do Jequitinhonha e Minas Gerais, e lembranças da Festa do Rosário.
O ingresso será a cartela do Bingo beneficente em favor da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas.
Haverá também um boteco para tomar aquela cachacinha da terra, cervejinha gelada e petiscos. Você também irá curtir os shows e lembrar grandes momentos dos 200 anos da Festa do
Rosário.
Local: Ginásio Associação dos Servidores do Serpro - ASES
Av. José Cândido da Silveira, 1.196, portão pequeno "b" - Cidade Nova
Fone: (31) 3311-6387 e email jptneto@uai.com.br e deysemotta@yahoo.com.br
Cidade Nova
Estacionamento liberado para os convidados". Zé Pinheiro - Rei do Rosário 2011.
Festas do Rosário e a cultura negra do Vale
Parabéns ao Zé Pinheiro e minasnovenses pela organização da festa de 2011. Quando uma festa é organizada deste jeito, coletivamente, acredita-se também que "o rei será bendito, ele nascerá do povo".

As Festas do Rosário tem sido uma das maiores manifestações de cultura popular do Vale. A de Minas Novas, de Chapada do Norte e Serro tem destaque maior que vai além das fronteiras da região.

É justamente no miolo do Vale, no Médio Jequitinhonha, onde se concentram 77 comunidades quilombolas da região, que esta festa religosa afrobrasileira se manifesta de forma mais genuína.

A de Francisco Badaró e Araçuaí continuam resistindo, embora a de Badaró tenha na sua programação como atrações mais bandas axé e sertaneja do que o cortejo ao rei e rainha, a busca da santa e os tamborzeiros.
Minas Novas e Serro não aceitam as manifestações profanas que descaracterizem a festa.
Berilo está fazendo renascer a Festa do Rosário, a dos homens e mulheres pretas, a congada, os rituais, a alegria, as danças e cantos de uma devoção secular.

A de 2009 fez sair das comunidades um montão de gente saudosa da última festa , em 1981. Este ano promete. Será nos dias 16 e 17 de outubro.
O rei Raimundo Maciel e a rainha Betinha estão se movimentando e chamando a comunidade para a participação. Um grupo de artesãos de Mocó dos Pretos já tem preparado mais de 400 tijelas de barro para a festa do doce.
Um grupo de 11 pessoas participa de oficina de tambor de congada, na comunidade de quilombola de Gravatá,em Chapada do Norte. A oficina será coordenada por Mestre Antônio Bastião, do Terno de São Benedito do Capivari, de Minas Novas.

Deve surgir daí um grupo de tamborzeiros de congada. Os jovens são os mais entusiasmados.
Viva Nossa Senhora do Rosário!
Viva o rei e viva a rainha!
Viva os tamborzeiros e todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário