quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mercados Municipais sofrem reformas

Mercados Municipais sofrem reformas
Almenara e Araçuaí tomam iniciativas pressionados pelas consumidores

Almenara faz reforma do Mercado Municipal. Foto: Diário do Jequi
Os Mercados Municipais do Vale do Jequitinhonha são uma lástima em relação à saúde e sanemento. Os serviços de vigilância sanitária fazem vista grossa em relação aos requisitos mínimos de higiene.


De tanto ouvir reclamação, as Prefeituras começam a tomar atitudes pressionadas pelos consumidores que trocam a feira por sacolões de supermercados, açougues higienizados e produtos industrializados. Quem vinha perdendo eram os agricultores familiares que sentem a cada dia seus frequeses sumirem, além dos próprios consumidores que deixavam pouco a pouco o hábito salutar e cultural de ir às feiras para compras e encontro com compadres e amigos.
Os feirantes b
vêm aumentando o preço dos produtos rurais como se essa fosse a solução para sobreviver com seu trabalho.
Araçuaí

O Mercado Municipal de Araçuaí era uma vergonha até a entrada de Cacá na Prefeitura, em 1997. Ela incrementou uma reforma geral, com muitas resistências do marreteiros. Ficou uma beleza a feira de Araçuaí que já era uma das melhores da região.

A atual administração municipal faz obras de ampliação com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário que o prefeito anterior, José Antônio, captou junto ao Governo Federal.

O Mercado e a feira de Araçuaí estão ficando cada dia melhores, se transformando em uma das maiores atrações do povo caiauzeiro e dos visitantes da região, assim como de turistas brasileiros e estrangeiros.
Reforma do Mercado Municipal de Almenara (Diário do Jequi)
Agora, em Almenara, a Prefeitura Municipal captou R$ 500 mil do Governo estadual para fazer reformas naquele que é um dos piores da região em termos de sanitarismo e desorganização.


Segundo o Diário do Jequi, ali será "um espaço onde os feirantes possam sobreviver e trabalhar com dignidade era um sonho que hoje esta se concretizando graças a uma administração que vê o dinheiro publico como um bem a ser gasto com o povo".

A Prefeita Fabiany Ferraz tratou de imediato a recomeçar as obras no futuro mercado da cidade. Os recursos serão destinados à cobertura do espaço e o término das obras do novo mercado, que abrigará diversos feirantes.

O novo mercado esta sendo calçado com bloquetes, com um sistema de drenagem de última geração, um pátio de carga e descarga imenso, além de reconstrução de toda infra-estrutura estará “novinha em folha”.


Com informações do Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário