sábado, 4 de setembro de 2010

A Festa dos 40 anos dos Trovadores do Vale

A Festa dos 40 anos dos Trovadores do Vale
As comemorações dos quarenta anos do Coral Trovadores do Vale, de Araçuaí, foram realizadas entre os dias 26 e 29 de agosto. A programação foi bastante diversificada com apresentações culturais, shows, missa conga e inauguração de museu.
A cultura popular do Vale do Jequitinhonha esteve em festa para comemorar os 40 anos de fundação do Coral Trovadores do Vale.
Sua historia foi marcada pela resistência, resgate cultural, e valorização da identidade do povo simples da região.

O Coral foi criado no dia nove de agosto de 1970. A festa dos quarenta anos teve início na quinta feira, dia 26, com a apresentação da peça teatral Maria Lira.

A vida de Lira se mistura e se confunde com a vida do Coral. Lira, filha de uma lavadeira e de um sapateiro, foi criada com dificuldades financeiras, mas com muita dignidade, conviveu com o alcoolismo do pai, mas também com sua musicalidade e alegria.
Da mãe herdou os ensinamentos e a garra de criar os filhos depois de ficar viúva.
Lira juntamente com Frei Chico foram os responsáveis em anotar e catalogar centenas e mais centenas de letras de músicas de beira mar, incelências, causos, rezas e uma infinidade de traços culturais do povo do Vale.
Ainda na quinta feira foi realizado a inauguração do Museu das Vocações e Cultura do Vale do Jequitinhonha, localizado no bairro Esplanada. No local foi apresentado a história e concepção do espaço que é uma forma de preservar e valorizar o principal patrimônio da região que é a cultura. A placa de inauguração foi descerrada pelo Frei Chico.

Em seguida os convidados conheceram as dependências e acervo do museu. Em cada sala uma surpresa. O museu possui acervo religioso, fotos e história dos principais corais da cidade, peças de artesãos reconhecidos como Lira e Zefa. Cartas de alforria de escravos que viviam em Araçuaí. Enfim, uma infinidade de informações que encantam pela beleza e conteúdo.
Na noite da ultima sexta feira foi realizada a abertura oficial do evento no salão nobre do Colégio Nazareth, com a presença de autoridades, convidados, familiares, integrantes do Coral e grupos.

Os presentes puderam observar toda a pujança dos corais da cidade que surgiram inspirados no Trovadores do Vale. Apresentaram-se no palco em homenagem aos Trovadores os corais: Nossa Senhora do Rosário, Araras Grandes, Santa Tereza e uma participação especial dos índios Cinta Vermelha Jundida.

A noite foi encerrada pelo Coral Trovadores do Vale que realizou uma bela apresentação.
A festa também teve seu momento de oração e agradecimento a Deus pela vida do Coral com a realização da Missa Conga celebrada por Frei Chico na Igreja Matriz.

A cerimônia contou com a participação do grupo de congado Nossa Senhora do Rosário de Belo Horizonte. A missa é uma forma de valorizar a cultura negra. Este povo durante muitos anos ficou privado de entrar nas igrejas. A liturgia é rica em cores, símbolos e significados.

Os festejos se prolongaram durante todo o final de semana com shows de artistas regionais nas noites de sábado e domingo, exposição sobre a história do Coral, feira de artesanato e desfile dos grupos folclóricos e culturais: Boi de Janeiro de Rubim, grupos Tarol, Terceira Idade e Banda Porta Fora de Padre Paraíso, Folia de Reis de Araçuaí e Francisco Badaró, Caboclinhas e Congado de Belo Horizonte, Catira, Bate Estaca e Dança do Nove e Contra Dança de Francisco Badaró e Congadeiras de Chapada do Norte.

O cortejo saiu da rua José Antonio Araújo em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário onde os grupos foram acolhidos.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, repórter André Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário