sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Diamantina faz exposição fotográfica do Clube da Esquina

Exposição fotográfica "40 anos do Clube da Esquina"
Em Diamantina, até o dia 22 de setembro, no Teatro Santa Izabel, de 9h30 às 12h30 e 15 às 20h, estará se realizando uma exposição fotográfica do Clube da Esquina, um movimento musical mineiro que revolucionou as artes brasileiras, principalmente a MPB - Música Popular Brasileira.
Foto: Jk, em uma calçada em Diamantina, com os jovens músicos do Clube da Esquina
Clube da Esquina foi o nome dado ao grupo de jovens idealistas, músicos, que se reuniam no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Eram jovens vindos do interior que se encontraram com outros nascidos na capital mineira, na década de 60.

Juntaram a musicalidade mineira e misturaram com o rock, o jazz e a música de raiz.

Deste movimento participaram Milton Nascimento e Wagner Tiso, de Três Pontas; Beto Guedes, de Montes Claros; os Borges (Lô, Márcio e Marilton), Toninho Horta, Tavinho Moura, Flávio Venturini, de BH; o poeta e letrista Fernando Brant, do sul de Minas.

Produziram várias músicas que se espalharam pelo mundo. Tiveram a adesão e solidariedade de Elis Regina, que despontava como a melhor intérprete de suas músicas, junto com Milton Nascimento.

Um dos fãs do grupo era o ex-Presidente da República JK. Uma das cidades mais admiradas e visitadas pelo grupo foi Diamantina. Algumas músicas citam literalmente a cidade como Beco do Mota e Itamarandiba.

O Vale do Jequitinhonha foi homenageado com duas músicas: "Itamarandiba", música que fala das cidades de pedra e "a vida miúda e quase sem brilho do povo que mora no Vale"; além de "Ponta de Areia", brilhantemente gravada por Elis Regina, falando da estrada de ferro Bahia-Minas, que ia de Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Teófilo Otoni, até o mar, na Ponta de Areia, "que ligava Minas ao porto, ao mar, caminho de ferro, mandaram arrancar".

Ouça aqui beco-do-mota

Clique aqui para uma visita virtual : clube/expo_clube2/

Com informações do Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário