sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Datafolha: Anastasia cresce e passa Hélio Costa

Datafolha: Anastasia 40%; Hélio Costa 37%
Há 14% de indecisos. Somente 21% sabem número do seu candidato
Nesta madrugada, a Folha Online publicou a última pesquisa Datafolha sobre as eleições a Governador em Minas.

Antonio Anastasia (PSDB) voltou a crescer nas intenções de voto para o governo de Minas Gerais, passou numericamente Hélio Costa (PMDB) pela primeira vez, mas a disputa no Estado continua indefinida, segundo pesquisa Datafolha.

Anastasia, atual governador e candidato apoiado por Aécio Neves (PSDB), passou de 36% para 40%. Ele está tecnicamente empatado com Costa, senador e ex-ministro das Comunicações, que oscilou de 39% para 37%.

A margem de erro máxima da pesquisa é de dois percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito na segunda e terça-feira desta semana com 1.837 eleitores de 83 municípios.

Anastasia cresceu 22 pontos desde julho. O candidato tucano ao governo era vice-governador e assumiu a titularidade em abril após a renúncia de Aécio, seu padrinho político, para disputar uma cadeira no Senado.

De acordo com o Datafolha, se a eleição fosse hoje Anastasia terminaria com 50% dos votos válidos, em situação de empate técnico com Costa, que atinge 46%.

Ou seja, não é possível atestar que a eleição terminaria no primeiro turno. Mesmo tendo apenas dois candidatos competitivos, a soma dos votos dos candidatos "nanicos" pode levar a eleição para o segundo turno.

Em um eventual segundo turno, Anastasia teria 45% dos votos contra 42% de Hélio Costa. Mais uma vez, empate técnico.

Para projetar os votos válidos, o Datafolha distribui os indecisos, nulos e brancos proporcionalmente à intenção de voto de cada candidato. Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, lembra, no entanto, que ainda há um percentual grande de indecisos no Estado: 14%.

Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO), Fabinho (PCB), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Zé Fernando Aparecido (PV) aparecem com 1% das intenções de voto. Edilson Nascimento (PT do B) não atingiu 1%.
Votariam nulo 3% e 1% pretendem votar em branco.
Votação regional
O tucano tem melhor desempenho na região metropolitana de Belo Horizonte, onde tem 46% das intenções de voto contra 34% de Costa. No interior, os dois estão empatados em 38%.

Algumas regiões desequilibram a disputa para um ou outro. No Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba), Alto Paranaíba (Patos de Minas, Patrocínio) e Sul de Minas(Poços de Caldas/Pouso Alegre/Lavras/Alfenas) Hélio Costa dispara na frente.

Em compensação, nos Vales do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e norte de Minas O governador Antônio Anastasia tira a diferença. Em outras regiões, há um empate técnico.

O desequilíbrio pró Anastasia se dá na Grande BH, o que mostra o erro de Fernando Pimentel, do PT, ter apoiado o candidato do Aécio Neves para a Prefeitura de BH, em 2008.
Patrus Ananias, do PT, ex-prefeito de BH e candidato a vice de Hélio Costa, concentra a campanha na capital para evitar que fatura eleitoral seja quitada no primeiro turno.

A menos de 20 dias do primeiro turno, somente 21% dos eleitores sabem o número de seu candidato ou sobre como votar nulo ou branco.

Os eleitores de Anastasia são mais bem informados: 30% sabem o número de seu candidato e 68% não conhecem. Entre os eleitores de Hélio Costa, 14% disseram o número correto e 82% não souberam responder.

Pesquisa feita com 1.837 entrevistados e registrada no TRE-MG com o número 70.959/2010.

Com informações da Folha Online Datafolha

2 comentários:

Téo Garrocho disse...

Pimentel conseguiu...dividiu o Partido dos Trabalhadores e vai receber uma corôa de flores no seu "enterro político" e assim é a política quando as decisões são tomadas de cima para baixo.As bases ficam trincadas, prestes a ruir em 3 de outubro. Quem viver verá...

Álbano Silveira Machado disse...

Pois é, Téo.
o Pimentel tem esperança de se salvar levando o Senado. Está subindo nas pesquisas. Está a 8 pontos de Itamar ( 40 a 32%), segundo Datafolha de hoje, sábado.
Mas esta divisão política do PT tirou a chance de termos um governo com perfil mais progressista em Minas. As elites mineiras sempre souberam ganhar.
Aécio faz parte deste jogo, de forma magistral, controlando tudo em Minas, principalmente os meios de comunicação e a oposição tímida.

Postar um comentário