sexta-feira, 3 de setembro de 2010

200 Anos de Jequitinhonha

200 Anos de Jequitinhonha
Prefeitura de Jequitinhonha e UFMG firmam parceria para as comemorações
Postado por Daniel Reis, Conrado Moreira e Laura Bittencourt
em 01/09/2010
Foi criada no último dia 30 de julho a comissão "Duzentos anos de Jequitinhonha", que tem como objetivo elaborar e acompanhar a programação de comemorações dos duzentos anos de instalação do forte de São Miguel de Jequitinhonha e também dos 100 anos de emancipação política do município. A parceria foi firmada por intermédio de uma portaria, assinada pelo prefeito da cidade, Roberto Alcântara Botelho e o Pró-Reitor de Extensão da UFMG, João Antônio de Paula.

As comemorações acontecerão ao longo de um ano e se iniciam com a realização de uma solenidade de lançamento no dia 16 de setembro de 2010, seguida da celebração do aniversário de 199 anos de Jequitinhonha nos dias 17 e 18. O encerramento será em setembro de 2011, quando a cidade completa 200 anos.

Uma série de eventos estão previstas pelo projeto "Jequitinhonha 200 Anos", como o 29° Festivale, o Visões do Vale 6, exposições culturais, feiras de artesanato, mostras de comidas típicas, entre outras.

Jequitinhonha
O município de Jequitinhonha, com uma área de 3.518 km² e população de 23.982 habitantes, situa-se no nordeste do Estado de Minas Gerais e está inserido na região do Vale do Jequitinhonha, na região do Baixo Vale. O município possui dois distritos, Guaranilândia e São Pedro, e vários povoados, destacando-se Caju, Estiva e Mumbuca/Laranjeira.

Cercada por serras e firmada entre belezas naturais, a cidade, às margens do Rio Jequitinhonha, é testemunha de uma época em que a riqueza brotava dos chãos das Minas Gerais - sua fundação se deu em 29 de setembro de 1811 pelo Alferes Julião Fernandes Taborna Leão, a partir de uma povoação constituída em torno do acampamento militar da sétima divisão, instalado por determinação da coroa portuguesa visando à guarnição do rio.

A cidade, desde o seu surgimento, exerceu grande influência no desenvolvimento regional, destacando-se por ter sido polo econômico e centro cultural. Possuía cinemas, teatros, filarmônica e grêmios literários. Hoje, após passar por um período de estagnação, mantém através de algumas ações, assim como na maioria das cidades do Vale, uma constante luta pela preservação de sua cultura e de seu patrimônio.

Resgate cultural e aproximação com jovens são eixos do projeto
Com base nesse cenário histórico e cultural, um dos objetivos principais do projeto "Jequitinhonha 200 anos" é trabalhar a questão da preservação histórica e do resgate da cultura popular da cidade.

Diversas iniciativas estão sendo programadas com essa finalidade, entre elas a criação do Arquivo Público da Cidade de Jequitinhonha, que reunirá milhares de documentos históricos do município e da região, a "Exposição Jequitinhonha 200 Anos" e a realização do Festival de Quadrilhas do Baixo Jequitinhonha.

Outro ponto fundamental do projeto é o trabalho com os jovens da cidade, que ocorrerá principalmente através da organização das atividades comemorativas dos 200 anos.


Cerca de 20 jovens da cidade serão selecionados para o projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, escolas e programas de assistência à criança e ao adolescente da região. Os jovens atuarão na Assessoria de Comunicação, prestando apoio a todos os eventos. Para isso, serão realizadas oficinas de capacitação e orientação aos jovens selecionados, em que serão trabalhados mecanismos de incentivo e integração dos mesmos no projeto e no resgate histórico e cultural. Haverá também a realização de concursos escolares de poesia, redação e vídeo.

O projeto é fruto do relacionamento de mais de 14 anos da UFMG com as cidades do Vale do Jequitinhonha através do programa Polo Jequitinhonha, e será realizado com apoio do Laboratório Agência de Comunicação Solidária do Departamento de Comunicação Social da UFMG, ministrado pelo professor Márcio Simeone.

Fonte: UFMG/PoloJequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário