terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diamantina é considerado destino indutor do turismo

Diamantina é considerado destino indutor do turismo
Cidades como Itamarandiba, Minas Novas e Berilo podem se beneficiar com o turismo tijucano

Foto: Passadiço é uma passagem, no segundo plano, entre dois casarões na Casa da Glória, uma das grandes atrações turísticas de Diamantina.

Diamantina foi eleita pelo Ministério do Turismo, em 2008, um dos melhores destinos indutores do turismo do Brasil. Por meio de estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (Estudo de Competitividade), foi definido um plano macroestratégico, com ações para desenvolvimento de destinos turísticos em todo o Brasil.

Este estudo localizou os lugares, eventos e manifestações que atraem turistas tanto brasileiros como estrangeiros. A partir de algum ponto atrativo, traçou-se vários caminhos e roteiros para atrair turistas para seu entorno.
Assim, Diamantina é beneficiada diretamente, mas é uma chama para atrair turistas para cidades como Itamarandiba, São Gonçalo do Rio Preto, Capelinha e Minas Novas, no Alto Jequitinhonha.
No Médio Jequitinhonha, há cidades que se formaram como Diamantina, no ciclo do ouro, no século XVII, como Chapada do Norte, Berilo e Grão Mogol. E viveu histórias dos personagens que povoaram a Diamantina colonial como o Inconfidente Padre Rolim.
É preciso que os Circuitos Turísticos formados na região como o dos Diamantes, o das Pedras Preciosas e o Lago de Irapé se articulem para pensar, elaborar e organizar formas de extensão dos itinerários turísticos a partir de Diamantina.

Todos ganham na região, inclusive Diamantina. O turista tem um trajeto circular, ele não costuma voltar em cima do rastro. Se ele sai de Belo Horizonte para o velho Tijuco, precisamos convidá-lo para uma esticadinha nas belas cidades do Alto e Médio Jequitinhonha.

Conselho de Turismo de Diamantina
Aconteceu neste sábado, 11.09, a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Turismo de Diamantina, no teatro Municipal Santa Izabel, no Centro Histórico. Presentes, entre várias autoridades, a Secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, e o titular da Cultura, Washington Mello.
O Conselho de Turismo é responsável pela definição de prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas e pelo planejamento do processo de desenvolvimento do turismo.

Com informações da Brasilturis e Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário