sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DataTempo: Anastasia 39,62%; Hélio 35,44%

DataTempo: Anastasia 39,62%; Hélio 35,44%
Pesquisa aponta eleição indefinida em Minas
Essas são as principais conclusões da última pesquisa CP2, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, e divulgada nesta quarta (22/09) no jornal O Tempo, de Vitorio Mediolli.

A pesquisa DataTempo/CP2 mostra um quadro de empate técnico na corrida para o governo do Estado. O tucano Anastasia, aparece com 39,62%, enquanto que Hélio Costa está com 35,44%, uma diferença de 4,18 pontos. Os outros candidatos somados chegam a 1,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,16 pontos.

Em relação à última pesquisa, divulgada em 16/09, houve uma inversão de posições: Hélio estava com 38,9% e Anastasia com 35,81%, uma diferença de 3,09 pontos.

Indecisos podem definir eleição
Uma informação muito importante é o número de indecisos: 17,6%. Podemos dizer, sem medo de errar, que diante do empate e desse índice, a eleição será definida pelos indecisos.
Conclusão: a turma do Hélio Costa quer correr atrás do voto dos indecisos para a eleição não ser definida no primeiro turno. Os índices de indecisos variam por regiões de Minas. As maiores variações são: no Noroeste do Estado, são 21,1%; no Jequitinhonha/Mucuri, 20.4%; no Centro-Oeste, 27,2% e no Sul/Sudoeste, 20,4%.

Mudança de voto
Quando perguntado aos pesquisados se eles mudariam de voto, 28,3% dos que votam em Anastasia podem mudar o voto, enquanto que 24,8% dos que votam em Hélio Costa teriam esta mesma atitude. A conclusão dos helistas é que seu eleitorado é mais fiel, mais consolidado do que o de Anastasia.

Voto na chapa
Quando são apresentadas as chapas com os vices de Anastasia e Hélio, a diferença entre ambos diminui. Anastasia e Alberto Pinto Coelho ficam com 40,1% e Hélio Costa e Patrus aparecem com 37,6%. A conclusão é de enfatizar lembrar ao eleitorque Patrus Ananias é o vice de Hélio para melhorar o desempenho.

Apoio de Lula
31,1% dos eleitores ainda não sabem que Hélio Costa é o candidato apoiado por Lula. Isso significa 1/3 do eleitorado. E este é mais um trunfo do candidato do PMDB, pois Lula tem uma ampla aceitação em Minas.
Quando informado ao eleitor sobre o apoio de Lula a Hélio Costa e o apoio de Aécio a Anastasia, o quadro eleitoral muda: Hélio Costa vai para 38,7% e Anastasia cai para 37,2%. Ou seja, Hélio Costa quer colar sua eleição ao apoio de Lula.

Empate técnico também no segundo turno
A intenção de voto em simulação para o segundo turno também aponta empate técnico: Anastasia fica com 40,5% e Hélio Costa com 40,2%.

Dilma ganha no 1º turno em Minas
A candidata Dilma Rousseff tem 50% das intenções de voto, enquanto que Serra aparece com 22,5%, praticamente o mesmo quadro nacional.
Para 43% dos pesquisados, Hélio será o melhor governador para Minas no caso de Dilma eleita. Anastasia seria o melhor apenas para 30,5%.
É por isso que o Aécio não quer nem Lula nem Dilma fazendo campanha para Hélio em Minas.

Apoio de Lula e Serra
Quando levado em conta o apoio de Lula a Hélio Costa e de Serra a Anastasia, Hélio assume a dianteira com 38,4% e Anastasia vai para 32,9%.
A turma do Hélio Costa anda espalhando aos quatro cantos que Anastasia é o candidato de Serra, faz parte do seu time, foi ministro do governo tucano de FHC e compartilha dos mesmos projetos dessa turma.

Anastasia não vai repetir Aécio
Outro dado relevante da pesquisa: para 58,8% dos eleitores, Anastasia não vai conseguir fazer em 4 anos o que Aécio não fez em 8 anos.
Mesmo se colocando como herdeiro de Aécio, Anastasia não tem a mesma imagem que o antecessor. Anastasia não é Aécio. Quem nasce lagartixa não vira jacaré.

Prioridades para os mineiros
A pesquisa mostrou o que a população de Minas elege como prioridade:
Saúde – 56%; Educação – 12,8%; Emprego – 9,4%; Redução de impostos – 7,3%
Segurança – 7,2% .
As áreas mais criticadas no Governo Aécio são a saúde e a educação. Aécio/Anastásia investiu na infra-estrutura, onde empreiteiras nadaram de braçadas, e se esqueceram de apoiar os servidores e organizar os serviços.
O Governo de Minas priorizou comprar veículos, equipamentos, reformar e construir unidades de saúde e educação.

Com informações do DataTempo e jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário