quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Diamantina: Associação de Catadores orienta reciclagem do lixo

Diamantina: Associação de Catadores orienta reciclagem do lixo

A Associação dos Catadores de Diamantina, criada recentemente com apoio da prefeitura está atuando com seus associados em um galpão onde é feito todo o trabalho de separação e reciclagem dos matérias coletados. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcilio Almeida, “o catador é aquele que, historicamente, tira do lixo o seu sustento”. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja procurando recicláveis pelas ruas, sacando os recicláveis do lixo misturado com o que pode e o que não pode ser reaproveitado.

Para o coordenador de limpeza de urbana, Aroldo Mendonça, com esse “trabalho” o serviço de limpeza urbana deixa de recolher inúmeros kilos que seriam coletados e dispostos no aterro controlado. “Na pior das hipóteses é uma economia. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o desgaste da capacidade do aterro controlado do município, além da economia com coleta e disposição final”.

Os associados pedem que a comunidade participe mais do processo, entregando seus materiais recicláveis nos os dias de recebimento e no endereço da associação. A associação funciona na Avenida da Saudade, nº. 540, em frente ao cemitério.

Os dias e horário recebimento: segunda e quarta-feira de 9:00 as 16:00.

Caso o portão esteja fechado, favor insistir em chamar.

Os materiais recicláveis são:

papel (folha chamex, cadernos velhos, jornais, revistas)

papelão ( caixas, embalagens)

plásticos (sacolas, embalagens de alimentos)

garrafas pet

tetra pak ( caixasde leite, todinho, suco)

sucatas ( aluminio, ferro)

Para mais informações entre em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Telefone 3531-9250.

Fonte: Prefeitura de Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário