quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Itinga: Morre Seu Juarez, o artesão criativo do entalhamento

Seu Juarez e algumas das peças  de sua criação.

Texto de Jô Pinto, no seu Blog Espaço Livre, no dia 07.02.2019

"Essa quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2019, vem carregado de tristeza, a cultura de Itinga e do Vale do Jequitinhonha perdeu um dos seus grandes personagens: Juarez Pereira Marques, mais conhecido como "Seu Juarez",  o grande artista do entalhamento. 

Autodidata, aprendeu, desde moço, a entalhar na madeira réplicas perfeitas de carros e máquinas pesadas, além de outras esculturas. Suas peças ricas em detalhes faziam parecer um automóvel real em tamanho pequeno. Participou de feiras de artesanato , levando e elevando o nome de Itinga a outros quadrantes. Ensinou seu ofício a seus filhos que também são grandes artistas, mesmo que não dediquem a esse oficio.

Fica para nós o legado do homem, do artista, pai, esposo e um cidadão impar que contribui para o engrandecimento da cultura de Itinga e do Vale, através de sua arte. E essa continuará viva e pode ser vista no Memorial que sua família criou para homenageá-lo,  ainda em vida. Está localizado no Distrito de Taquaral de Minas, em Itinga, às margens da BR 367, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas."
Retroescavadeira do Seu Juarez. Foto de Rubinho do Vale.

"Meu artista! Dono da coragem e da força, virtudes de um verdadeiro homem. Um homem que sabe compreender os passos da vida e a maneira certa de ensinar o que é viver. Seu Juarez, que sua coragem e força se tornem cada vez mais imensas. Pai, uma palavra pequena,  mas que quando dita se transforma em uma infinidade de valores..." Maristela Marques, filha de Seu Juarez.

O cantor e compositor Rubinho do Vale assim se manifestou nas redes sociais:
"Triste. Partiu mais um Mestre. Um artista amigo, Seu Juarez, Juarez Pereira Marques, se encantou ontem em Taquaral, Itinga. Tomei café várias vezes com ele e Dona Lourdes, sua esposa, também artesã, enquanto eu apreciava a beleza de sua arte, seus tratores e carrinhos, enquanto ele falava do prazer que tinha em fazer aqueles lindos tratores. Um detalhe, nas peças dos tratores, ele não usa um prego, somente madeira e cola e todas movimentam. Minha gratidão é imensa por ter conhecido e convivido um pouco com este artista tão criativo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário