sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Gabinetona: uma nova forma de fazer política popular

Gabinetona: 4 parlamentares em um mandato coletivo, aberto e popular

Inauguramos agora uma experiência inédita no Brasil


PUBLICADO EM 24/01/19 - 03h, NO JORNAL OTEMPO, DE BH.
ÁUREA CAROLINA

A política institucional não foi programada para dialogar com as maiorias sociais – mulheres, população negra, juventude, comunidade LGBTIQ, indígenas, quilombolas, moradoras e moradores das periferias. São parcelas inteiras da população colocadas à margem dos espaços de poder enquanto vivemos uma situação de extrema vulnerabilidade: segundo o relatório mais recente da Oxfam Brasil, amargamos a nona posição no ranking dos países mais desiguais do planeta.
Não é possível alcançar um sistema verdadeiramente democrático sem a presença dessas maiorias sociais nos processos decisórios que afetam as suas próprias vidas. E é isso o que nos traz aqui hoje.
A proposta de criar um mandato popular surgiu em 2015, a partir do encontro de integrantes de movimentos, coletivos, partidos e ativistas independentes que acreditavam que outra política é possível. Nascia as Muitas, uma movimentação construída coletivamente e movida pelo desejo de ocupar a política institucional com ousadia e cidadania, em sintonia permanente com as lutas populares.
Como resultado de um ano e meio de atividades e da aliança com o PSOL - Partido Socialismo e Liberdade, em 2016 as Muitas apresentaram à cidade de Belo Horizonte 12 candidatas e candidatos ao Legislativo municipal. Éramos centenas de pessoas nas ruas e nas redes conquistando voto a voto. Apostando na força do coletivo, conseguimos duas vagas na Câmara Municipal e, em 2017, eu e Cida Falabella assumimos o cargo de vereadoras pela coligação PSOL/PCB.
Entendendo que fazer outra política significa também transformar práticas, decidimos atuar juntas, com uma equipe única em um espaço comum, com estratégias compartilhadas, posicionamentos coletivos e diálogo com a cidadania. Com a derrubada das divisórias entre nossos gabinetes, inauguramos uma experiência inédita de mandato coletivo, construído com a cidade em encontros que permitem que a população contribua diretamente na nossa atuação parlamentar. Bella Gonçalves, a terceira mais votada da coligação, foi convidada para construir uma experiência de mandato colaborativo que chamamos de “covereança”, um contraponto à forma hegemônica e masculina de entender a política como competição.
Em 2018, novamente em uma campanha coletiva, as Muitas apresentaram 12 candidaturas comprometidas com a ampliação desse projeto. Fui eleita deputada federal, e Andréia de Jesus, deputada estadual. Com esse resultado, inauguramos agora uma experiência inédita no Brasil: um mandato coletivo em três esferas do Legislativo. A Gabinetona passa a ser representada no município pelas vereadoras Cida Falabella e Bella Gonçalves; por Andréia de Jesus na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e por mim na Câmara dos Deputados, em Brasília.
É com satisfação que ocupamos este espaço no jornal O TEMPO, com o compromisso de dar transparência ao nosso trabalho parlamentar desenvolvido nas esferas municipal, estadual e federal e contribuir para visibilizar pautas que costumam ganhar pouco espaço nos meios de comunicação hegemônicos. Em tempos nos quais notícias falsas contaminam o debate público, é fundamental garantir uma comunicação democrática e de qualidade. Por coerência com nossa trajetória e construção coletiva, compartilharemos também esta coluna: Andréia de Jesus, Bella Gonçalves, Cida Falabella e eu vamos nos alternar de diferentes formas na escrita, todas as quintas-feiras.
Os princípios das Muitas seguem como alicerce da nossa atuação: uma política de amor, feminista, antirracista e antiLGBTfóbica, em confluência com as forças do campo progressista, por diversidade, representatividade e transparência, em busca do bem comum, da radicalização da democracia e da desconstrução de privilégios de toda ordem. Não temos tempo para esmorecer nem direito de escapar da nossa própria responsabilidade. Vamos juntas?
A Gabinetona é um mandato coletivo construído por quatro parlamentares em três esferas do Legislativo. É representada na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelas vereadoras Cida Falabella e Bella Gonçalves, por Andréia de Jesus na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e por Áurea Carolina na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Vereadora Cida Falabella e deputada federal Aurea Carolina
Texto publicado no jornal OTEMPO, de BH, na coluna Gabinetona, todas as quintas-feiras.
Conheça mais visitando o site https://gabinetona.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário