domingo, 1 de julho de 2012

Capelinha: Três candidatos disputam Prefeitura

Pedro Vieira, pelo PSDB; Gelson Cordeiro, pelo PV, e Janer Moreira, pelo PT

Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, está caminhando para uma disputa prevista, mas com algumas novidades. 

 Prefeito Pedro Vieira, do PSDB, tenta a reeleição, enfrentando seu ex-aliado Gelson Cordeiro

Pedro Vieira, pelo PSDB, atual prefeito, decidiu se candidatar à reeleição, compondo-se ao grupo político que enfrentou como adversário em 2008. Desde janeiro de 2011, quando da tentativa de afastamento do comando, arquitetato pelo ex-prefeito Gelson Cordeiro, o atual prefeito teve apoio de vereadores e lideranças políticas contrárias à liderança de Gelson. Ele enfrentará seu aliado político de mais de 20 anos, Gelson Cordeiro, que se candidata pelo PV. Esta é uma novidade muito comentatada na cidade e região, embora fosse desenhada desde o ano passado.

 Janer Moreira, candidato a prefeito do PT, com o deputado federal e presidente petista de Minas, Reginaldo Lopes.

A outra novidade é a confirmação do lançamento do professor aposentado Janer Moreira, o Janim, como candidato a prefeito pelo PT, declarando-se ser uma alternativa à política de disputa entre dois grupos tradicionais. Muitos apostavam que o PT caminharia junto com a candidatura do PSDB, do Pedro Vieira, por ter caminhado juntos, no segundo semestre de 2011 e primeiros meses de 2012, e formado um dos maiores movimentos populares da história do Vale do Jequitinhonha: a luta pela instalação de campus da UFVJM. E conseguiram incluir no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016 da UFVJM a escolha de Capelinha como sede de um campus.

Enquanto, o grupo de Pedro Vieira e os militantes do PT entravam de cabeça na luta que uniu todo o povo de Capelinha, poucos apoiadores do grupo Gelson Cordeiro participaram efetivamente deste Movimento social. Com excessão do suplente de vereador e radialista Jailson Pereira e alguns educadores. 

Com o municipio de Capelinha despontando como um dos mais promissores na região norte e nordeste, e até mesmo do país, em áreas como da economia ( sendo top na geração de empregos), educação (5o. lugar na educação básica do país) e saúde ( 4o.lugar na gestão de média complexidade), os três candidatos têm sérios desafios a enfrentar e disputarão estas bandeiras como conquistas também suas ou tentarão descaracterizar a intervenção política como fundamental nestes resultados.

 Ex-prefeito Gelson Cordeiro é confirmado como candidato mesmo estando na lista da Ficha Suja do TCU e TSE

Gelson Cordeiro confirmou sua candidatura neste sábado, na convenção da sua coligação com sete partidos. Porém, há uma pendência judicial que pode impedi-lo de registrar sua candidatura. Ele está na lista do TCU - Tribunal de Contas da União e TSE - Tribunal Superior Eleitoral que o indica como inelegível. Ele deverá se registar e batalhar liminar durante todo o processo eleitoral para conseguir se manter candidato.  

Vota em um candidato, elege outro

Esta situação não é novidade em Capelinha. Em 2004, Tico Neves era prefeito municipal, desde março daquele ano, por ter conseguido cassar o então prefeito Gelson Cordeiro por crime eleitoral. Tentou a reeleição. Ao perceber que seria cassado caso ganhasse as eleições, a coligação partidária de Tico Neves o substituiu, no último prazo. Foi registrado o nome do empresário Ivan Pimenta como candidato. Porém, na urna eletrônica aparecia o nome e a foto de Tico Neves. Ele ganhou, mas quem foi diplomado e tomou posse foi Ivan Pimenta.

Em 2008, Gelson Cordeiro deu o troco. Ao perceber que seria cassado troucou seu nome pelo do médico Pedro Vieira, no último dia de prazo. O povo votou e elegeu Gelson Cordeiro que apareceu na urna eletrônica com número e foto. Mas, elegeu Pedro Vieira prefeito. 

Pelas análise da maioria de observadoes políticos da região, Gelson Cordeiro tentará o mesmo expediente neste ano. Porém,  corre o risco de não conseguir sequer o registro de sua candidatura.  Pois, em 2012, está em vigor a Lei da Ficha Limpa. E Gelson se encontra impedido de se candidatar até 2016.

Leninha como vice de Gelson 

Outra grande novidade é a Leninha, ex-Secretária da Educação, como vice de Gelson Cordeiro. É um nome de peso, muito respeitada no município. Já rola conversas que ela será mesmo é candidata a prefeita, pois Gelson Cordeiro será impugnado como candidato. Muitos analisam que esta foi uma jogada de mestre do ex-prefeito para dar visibilidade à sua campanha e apresentar um nome novo para aqueles que desejam mudanças da cara na política local.

Porém, muitos também criticam afirmando que Leninha perde muito da credibilidade devido ao perfil do líder político que a lançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário