domingo, 1 de abril de 2012

Pedra Azul realiza programa de prevenção às DSTs

'Fique Sabendo' mobiliza população de Pedra Azul
A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul, em parceira com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, o Instituto Técnico Educacional Polivalente (Itep) e a Escola Estadual Deputado João de Almeida, realizou na quarta-feira, 28 de março, o evento ‘Fique Sabendo’, que teve como objetivo orientar à população sobre diversos temas relacionados à saúde.

No estande montado pela Estratégia Saúde da Família Central I e II, as enfermeiras Ludmila Souto e Ana Paula Ramos, fizeram o pré-aconselhamento para realização do teste rápido do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Causador da AIDS, o vírus ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças.

A enfermeira Ana Paula explica que ter o vírus é diferente de ter a AIDS. Segundo ela, há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas que podem transmitir o vírus a outras pessoas. “Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Em Pedra Azul, iremos realizar, na Policlínica, no dia 30 de março, às 7 horas da manhã, o teste rápido de HIV. Passados 15 minutos após a coleta, o paciente já tem o resultado individual, preservando o sigilo. Os pacientes que apresentarem casos positivos serão acolhidos e encaminhados a unidade de origem para ser aconselhado e tratado”, disse.

Os profissionais do Itep montaram, também, um estande para aferir a pressão, realizar o teste de glicemia, além de orientar a população sobre os riscos relacionados às DSTs.

Mobilização da juventude
Alunos da rede pública de ensino também foram mobilizados para participar do evento. Foram montados dois estandes pelos alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Deputado João de Almeida. Em um deles, os estudantes Mateus Botelho e Luis Duarte, apresentaram os cuidados necessários para se prevenir da AIDS, como o uso de camisinhas feminina e masculina, a pílula anticoncepcional, o dispositivo intrauterino (DIU), o diafragma e os anticoncepcionais orais e injetáveis.

Já no segundo estande, foram abordados temas como drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e amamentação. “A droga traz uma série de malefícios e quando não leva à morte, pode ocasionar a fibrose, que é o endurecimento dos pulmões”, informou a estudante do 8º ano da Escola Estadual Deputado João de Almeida, Paula Pires, de 13 anos, durante a sua exposição.

Os alunos que fizeram as apresentações durante o evento ‘Fique Sabendo’, contaram com a orientação das coordenadoras do Programa de Educação Afetivo Sexual da Juventude (Peas) da Escola Estadual João de Almeida, Eunice Avelar e Núcia Norma, e da Comissão Jovem Prazer e Paz, que mobiliza a juventude para a temática da sexualidade, desenvolvendo ações de prevenção das DST/AIDS e abordagem sobre preconceito, álcool, drogas e outros assuntos relacionados à juventude.

A coordenadora do Peas, Núcia Norma, afirma que a proposta do programa é estimular que os adolescentes possam discutir e refletir sobre temas relacionados à sexualidade e à saúde reprodutiva, para que possam ser cada vez mais conscientes, atuantes e com um comportamento mais seguro. “É uma proposta do Governo de Minas levar o Peas para todas as escolas porque o problema da sexualidade e da gravidez na adolescência ocorre cada vez mais cedo e para resolvermos esses problemas temos que mobilizar os nossos alunos dentro da escola”, orientou.

Mobilização social

A autoridade sanitária e referência técnica de mobilização social da GRS Pedra Azul, Zeilzia Santos, ressaltou que este ano a mobilização foi programada em dois momentos, pré e pós o carnaval, com a oferta do teste a partir do final de fevereiro e a conscientização da necessidade da realização. “Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde. Para o sucesso desta ação é imprescindível a articulação intersetorial, a busca de parcerias mobilizadas, para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids. Já o ‘Fique Sabendo’ é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame”, disse Zeilzia, ao destacar que o município de Pedra Azul tem tido uma experiência exitosa nas ações de prevenção às DST´s HIV/AIDS.

Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul - siga @saudemg
fonte:http://www.saude.mg.gov.br/noticias_e_eventos/fique-sabendo-mobiliza-populacao-de-pedra-azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário