quarta-feira, 23 de junho de 2010

Araçuaí: Projeto da Barragem do Calhauzinho é abandonado

Araçuaí: Projeto de piscicultura do Calhauzinho é abandonadoO projeto de piscicultura da Barragem do Calhauzinho que era uma promessa de geração de emprego e renda para o homem do campo está paralisado. Segundo a Associação dos Pescadores daquela comunidade, os motivos principais são as irregularidades na construção da unidade de processamento de peixe, que impede seu funcionamento e com isso inviabiliza a produção do pescado.

O potencial da Barragem do Calhauzinho que ficou décadas desperdiçado começou a ser utilizado para a criação de tilapas tailandesas. O governo federal em parceria com a RURAL MINAS, responsável pela gestão do projeto comprou tanques rede e alevinos com o intuito de alavancar a produção de peixes na barragem.

A Associação dos Pescadores da Barragem do Calhauzinho e da Barra do Narciso chegaram a produzir o peixe, agora a produção é zero. O motivo segundo eles foram as irregularidades na construção da unidade de processamento do pescado, que inviabiliza a produção e traz prejuízos aos associados.
O prédio onde a unidade de processamento de peixe foi construída está praticamente abandonado, até um ar condicionado já foi roubado. Equipamentos novos estão se deteriorando, enquanto a associação amarga prejuízos. O secretario estadual de agricultura, pecuária e abastecimento, esteve no local no dia 12 de março de 2009. Até hoje a unidade não foi inaugurada e nem repassada para a associação, esta afirma que só irá receber o prédio quando as irregularidades forem sanadas.
Na Barragem do Calhauzinho o patrimônio do projeto que ainda não foi repassado para aassociação sofre com a ação do tempo e de vândalos.
Os vidros do contêiner foram quebrados. Os tanque redes ficam na água sem poderem ser utilizados pelos associados e, também, sem produzir peixes. Segundo a associação seus membros não têm como arcar com um vigia para proteger um patrimônio que ainda não é deles.
Fonte: TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário