quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Povo de Berilo comemora parceria com Barueri

Povo de Berilo comemora parceria com Barueri


Rubens Furlan, prefeito de Barueri-SP, e Lázaro Pereira Neves, prefeito de Berilo, acertando parcerias para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha
A população de Berilo, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, recebeu a comitiva de Barueri (SP), com carinho e em clima de festa. A Prefeitura se organizou e preparou uma série de atividades para celebrar a parceria das duas cidades iniciada há um ano, no Dia do Bem de 2009, denominada pelos berilenses de parceria “café com leite”, em referência a união que os Estados de Minas Gerais e São Paulo tinham há anos atrás.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, a coordenadora do Movimento Barueri, Sou do Bem e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan estiveram de 06 a 10 de dezembro em Berilo acompanhados de mais 70 voluntários de Barueri para desenvolver ajuda humanitária e de gestão nessa ação social em uma das regiões mais pobres do país.

De Barueri a Berilo são 1.250 km, ou cerca de 14 horas de viagem. De avião, via Belo Horizonte e Montes Claros, leva cerca de 11 horas, sendo 4 horas de carro até Berilo, com um trecho de 35 quilômetros de estrada de terra, em condições bem precárias. Eram quase 10 horas da noite do dia 06 quando a comitiva de Barueri atravessou a ponte da entrada da cidade, onde foi organizada uma queima de fogos e uma carreata para anunciar a chegada dos convidados ilustres.

Prefeito de Barueri-SP, Rubens Furlan, novo Cidadão Honorário de Berilo
“Foi difícil chegar aqui, muito cansativo, mas hoje sei o porque a população de Barueri disputa uma vaga para participar dessa ação em Berilo, porque somos recebidos com muito amor e carinho. Não estou em Barueri ou em Berilo, estou no Brasil, com brasileiros. O Vale do Jequitinhonha é lindo por natureza, é um pedaço do Brasil que foi esquecido pelos governantes desse país, mas que foi achado por Barueri. São nossos verdadeiros irmãos. É como diz o hino daqui: “Vale que vale viver” e esse amor pelo Vale que a população de Berilo tem pela sua terra nos serve de inspiração” , comentou o prefeito Furlan, na manhã do dia 07 de dezembro, durante o seu pronunciamento na Sessão Solene na Câmara Municipal de Berilo que lhe outorgou o Título de Cidadão Berilense.
O público presente aplaudiu com entusiasmo as falas do Prefeito Furlan e do prefeito Lázaro
O prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, os vereadores do poder legislativo local com dezenas de convidados e autoridades se aglomeraram para acompanhar a sessão solene, que além da entrega do Título ao prefeito Rubens Furlan, também homenageou com uma Placa de Prata a deputada federal eleita, Bruna Furlan, que não pode estar presente em Berilo, mas foi representada pela sua mãe, Sônia Furlan.

“Recebo essa placa em nome da minha filha Bruna, que sentiu muito não estar aqui, mas que me pediu para declarar a todo o povo de Berilo, que ela se empenhará junto ao governo federal e com o senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, para que seja realizado o asfaltamento do trecho de terra da estrada que liga Montes Claros a Berilo. Ela se comprometeu em lutar pelo desenvolvimento da cidade e do Vale do Jequitinhonha. Com a melhoria na estrada, tenho certeza que conseguiremos desenvolvimento para a região. Podemos pensar no incentivo a produção do abacaxi, também temos o artesanato, o turismo e a cultura desse povo para serem explorados. Tenho certeza que verei muita prosperidade nessa terra abençoada por Deus e é por Ele que estamos aqui. Nesse segundo Dia do Bem (10.12) em Berilo vejo mais claramente que o que uniu essas duas cidades foi a solidariedade e a generosidade. Barueri abraça Berilo com um carinho maternal, de proteção. Estou muito feliz de estar com meus irmãos novamente”, fala Sônia Furlan.

Vereadores de Berilo Wanderley Reis, Adelino Servano, Joaquim de Horácio, vice-prefeito Tidico e Císio Silva

O prefeito Lázaro afirmou: “Este é um momento de glória e de muita emoção para Berilo. É como está escrito na Bíblia em Timóteo 6 versículos 17 – 19: “Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas (...). Que ele ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade (...). Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. (...) E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida”. Obrigada Barueri! Essa parceria muda o rumo da nossa história. Haveremos de vencer nossas dificuldades com facilidade por causa da união de forças. O prefeito Furlan, assim como a Sônia Furlan, são filhos dessa terra, são nossos irmãos”.

Outro momento importante da Sessão Solene da Câmara Municipal de Berilo foi organizado pela ONG (Organização Não Governamental) ARAI – Associação Rural de Assistência à Infância, que mantém Convênio com o Fundo Cristão para Crianças, para festejar o programa de construção de cisternas, sistema de captação de água de chuva para abastecimento em casas nas comunidades mais afastadas.

Prefeito Rubens Furlan, de Barueri-SP, e sua esposa Sônia Furlan, coordenadora do Projeto Barueri Bem Berilo, ao chegarem à Camara Municipal de Berilo
Esse programa denominado de “Água é vida” recebeu verba da sociedade de Barueri no valor de R$ 300 mil reais doados em um evento beneficente no final do ano passado. O cálculo inicial era para serem construídas 187 cisternas e foram concluídas 199, todas já estão cheias pelas chuvas que começaram a cair no Vale no dia 6 e continuaram a cair todos os dias da permanência da comitiva de Barueri na cidade, até o Dia do Bem, 10 de dezembro.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Barueri

Nenhum comentário:

Postar um comentário