quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

20 comunidades rurais querem se separar de Rio Pardo de Minas

20 comunidades rurais querem se separar de Rio Pardo de Minas
Taiobeiras seria seu novo município

As 20 comunidades rurais estão a 4 km da cidade de Taiobeiras
Nesta quinta-feira, 02.12.10, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza uma audiência pública com o objetivo de debater a situação das comunidades pertencentes a Rio Pardo de Minas, no Vale do Jequitinhonha/norte de Mnas que utilizam os serviços públicos custeados pelo município vizinho de Taiobeiras.

A audiência será em Rio Pardo de Minas, na sede da Cooperativa de Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Av. Domingos Português, nº 1.093 - Cidade Alta), às 9 horas. O requerimento é do deputado estadual Paulo Guedes (PT).
Cerca de 20 comunidades rurais que pertencem a Rio Pardo de Minas pretendem discutir a viabilidade da área em que residem ser anexada a Taiobeiras, deixando de integrar o território daquele município. A população alega que as comunidades, compostas por aproximadamente 2 mil pessoas, encontram-se a quatro quilômetros de distância da sede de Taiobeiras e a 50 quilômetros de Rio Pardo de Minas.

Devido à proximidade, os habitantes afirmam que usufruem de toda a infraestrutura e da prestação de serviços públicos essenciais (transporte, escolas, saúde, saneamento básico) do município de Taiobeiras, o que justificaria a mudança administrativa.

Autoridades convidadas
Foram convidados a participar do debate o prefeito e o presidente da Câmara de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro da Cruz e José Maria Ferreira dos Santos; o prefeito e os vereadores de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, Vítor Hugo Teixeira (presidente da Câmara) e Wilson da Silva; a chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria Antônia Esteves da Silva; e a diretora-geral do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), Cláudia Lúcia Leal Werneck.
Taiobeiras está porção azul-claro do mapa de Minas
Comissão ouviu comunidades
A reunião de hoje é o desdobramento de outra audiência realizada pela comissão em junho deste ano, em Taiobeiras. O deputado Paulo Guedes (PT), que também solicitou o debate anterior, acredita que essa é uma oportunidade de esclarecer a situação em que se encontram os moradores das comunidades e buscar uma solução para o problema.
Naquela ocasião, destacou a necessidade de fazer tudo com muita discussão e envolvimento das duas cidades, lembrando que a atual divisão territorial é uma herança histórica e qualquer solução sempre acarretará perdas para um dos lados.
O discurso da mudança com responsabilidade também foi destacado pelos prefeitos na audiência de junho, assim como pelos vereadores dos dois municípios.
Fonte: ASCOM da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário