quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Almenara: eleição na Câmara gera polêmica

Almenara: Polêmica na eleição da Câmara I
Quanto vale um vereador?

Léo Rocha
Na próxima segunda–feira, 20.12, os vereadores do município de Almenara escolherão o seu novo presidente. Dois candidatos disputarão a presidência: De um lado, o vereador Ákila Porto – PMDB defendendo a oposição, e do outro, Reinaldo “Rei” – PDT, apoiado pela prefeita Fabiany Ferraz.
A presidência do Legislativo sempre foi motivo de disputa entre a “oposição” e a “situação”. Coincidência ou não, há muito tempo a situação tem levado a melhor .

Muitos acreditam que o valor de cada voto sempre foi negociado nos bastidores. Por isso, um vereador que não quis se identificar, nos informou que um voto para presidente chega a custar em média 50 mil reais.

A maioria dos vereadores já se posicionou em relação à escolha do próximo presidente. Dos nove vereadores, apenas Alfredo “Nata”, Ailton “Tim” ainda não definiram seus votos.
Os vereadores Vander – PMDB e Roberto Amaral PMDB provavelmente apoiarão o vereador Ákila Porto. Por outro lado, o atual presidente Olindo Ramos “Nenega” do DEM, Nilda Batista – PDT e Messias – PDT devem apoiar Reinaldo “Rei”.

Tudo indica que os fieis da balança serão os vereadores Ailton “Tim” do PPS e Alfredo “Nata” do PSC. Votos que valem ouro na política de Almenara. Há muito tempo, o Legislativo de Almenara tem demonstrado uma submissão ao Executivo. Nos últimos anos, por exemplo, nenhuma comissão parlamentar de investigação, mais conhecida como CPI investigou de fato irregularidades no executivo municipal.

Na verdade, infelizmente, isso não me surpreende. Como o Legislativo fiscalizará possíveis irregularidades do Executivo se o responsável pela contabilidade da Prefeitura é o mesmo da Câmara, o conhecido contador Raimundo Nonato? A cumplicidade neste caso é imperativa.

A partir deste artigo do Léo Rocha, do Blog Política em Pauta, houve reações. O vereador Vander Farias, do PMDB, disse que “o meu voto ao colega Áquila Porto não foi negociado em qualquer valor financeiro ou cargo na Câmara. Votei com minha consciência e coerência, como sempre votei em projetos ali apresentados. Em Almenara existem políticos honesto, falando por mim, porque não me envolvo com falcatruas e negociatas pelo poder.
Aconselho alguns políticos desta cidade, dizendo que a corrupção é igual o viciado em álcool, tem que evitar a primeira dose, pois, aceitou a primeira propina, não sai nunca deste vício”.

Leia o Blog: http://blogs.mixalmenara.com.br/politicaempauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário