quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Usina de Irapé renova licença de operação

Usina de Irapé renova licença de operação
A UHE Irapé - Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek, da Companhia Energética de Minas – Cemig, teve sua Licença de Operação (LO), revalidada pelos próximos seis anos.
Após um longo processo, iniciado em uma reunião na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha (Supram Jequitinhonha), em Diamantina, em junho do ano passado, a renovação da licença foi votada e aprovada pelo
Conselho Estadual de Política Ambiental do Jequitinhonha (Copam Jequitinhonha), em reunião realizada no dia 9 de dezembro de 2010.

O pedido de revalidação da licença foi protocolizado pela Empresa junto aos órgãos licenciadores em setembro de 2009. A complexidade do processo de revalidação, que se
estendeu por 18 meses, e a necessidade de manter a operação da Usina em conformidade
com as regras do setor elétrico, ocasionaram o pedido pela Cemig e a concessão dessa licença em caráter ad referendum pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em julho deste ano.

Entretanto ainda era necessária sua aprovação em plenária pelos conselheiros do órgão licenciador, o Copam Jequitinhonha.
“A equipe multidisciplinar da Cemig trabalhou com extrema dedicação para o cumprimento
das condicionantes definidas pelo Copam à época do início de operação, em dezembro
de 2005, atuando na legalização das propriedades, na recuperação e aprimoramento dos
sistemas de abastecimento de água, no monitoramento e acompanhamento dos reassentados,
em contato com as prefeituras dos municípios atingidos”, afirma o superintendente de Manutenção de Ativos de Geração da Cemig, Fernando Augusto de Campos.

“Ainda na condução do processo de revalidação da licença, a equipe produziu vários relatórios comprovando as ações executivas”, acrescenta. “O trabalho de operação e execução das condicionantes foram decisivos para a renovação desta licença”, conclui o superintendente.
Segundo ele, um exemplo de dedicação e seriedade foi a obtenção das certificações dos Sistemas
de Gestão da Qualidade – 9001, Ambiental – 14001 e de Saúde e Segurança – 18001, em dezembro de 2008, pela equipe da Gerência de Manutenção de Ativos de Geração de Usinas
do Norte.

Mapa de localização da Barragem de Irapé, entre Berilo e Grão Mogol

Dados da Barragem de Irapé
Instalada no rio Jequitinhonha, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol, a Usina de Irapé, a 6 km do distrito de Lelivéldia, tem um reservatório com 137 km² e cerca de seis bilhões de metros cúbicos de água.



O grande lago atinge sete municípios das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha: Berilo, Botumirim, Cristália, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Turmalina. São cerca de 90 km de extensão, indo de Lelivéldia, em Berilo, até Caçaratiba, em Turmalina, pe,a Estrada Definitiva. Para atravessar o lago, há uma Balsa no porto de Posses, entre Leme do Prado, na margem direita, e Botumirim, na margem esquerda.


As três turbinas de Irapé geram 360 MW de energia. A barragem é outro aspecto superlativo da usina: com 208 metros de altura, sendo a mais alta do país e a segunda maior da América do Sul.

Com informações do Tribuna do Norte, de Salinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário