domingo, 12 de dezembro de 2010

PT de Minas quer ir pro pau contra Aécio

PT-MG quer que Dilma mude "relação cordial" com Aécio
O PT de Minas Gerais espera que o governo da presidente eleita Dilma Rousseff adote uma postura mais dura em relação ao ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB) e a gestão tucana no Estado.
Em meio a um processo de mea culpa e reflexão sobre sua divisão interna, o PT mineiro quer que o diretório nacional e o futuro governo endossem a estratégia do diretório estadual, definida em resolução aprovada no fim de semana passado.
"O que Minas quer construir, pactuado com a direção nacional, é que nós já escolhemos nosso adversário. Nosso adversário é o modelo que o Aécio está implantando em Minas com o (governador reeleito) Antonio Anastasia", disse ontem o presidente do PT mineiro, deputado Reginaldo Lopes.

No documento que trata das eleições deste ano e do futuro da legenda em Minas, o PT afirma que Aécio "se consolida como porta-voz do PSDB e líder da oposição neoliberal", cabendo ao diretório estadual o "contraponto primordial a esse projeto tucano".
E ressalta: "Cabe ao DN (diretório nacional) e ao nosso governo federal o reconhecimento dessa condição estratégica de nosso Estado."

O PT de Minas classifica como "imposições" do PT nacional ter tido que condescender muitas vezes com o então governador mineiro Aécio Neves (PSDB), "em nome de uma boa relação que o governo Lula queria ter com o político da oposição". E neste ano teve que apoiar o PMDB para o governo de MG.

Para Lopes, desde a eleição de Lula não está clara a posição do governo Lula em relação a Aécio. Antes de tomar posse, o presidente prometeu tratar o tucano como um "governador do PT" e manteve com ele uma relação cordial.

Em 2008, na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT) - que será o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - firmou, com a bênção de Lula, uma polêmica aliança com Aécio para a eleição de Márcio Lacerda (PSB).

Questionado sobre só exigir agora essa autonomia, Lopes disse: "Minas não teve no passado a unidade necessária para impor essa concepção".

Com agências

2 comentários:

Téo Garrocho disse...

Uma pergunta ao senhor Reginaldo Lopes: O PT histórico sempre teve passado.O que leva hoje ao PT "atual" mineiro a ter derrotas é o fato de "uniões" de membros a políticas totalmente contrários a tudo aquilo que sempre pensou e pensa os que pretendem mudar o quadro político em Minas Gerais.Não adianta você, Delegado do partido viajar, por exemplo, de Araçuai, Berilo, Minas Novas, quase mil kilômetros para um encontro estadual e se tudo está resolvido na mesa central. Saudades de Tilden Santiago e Sandra Starling. "Abre tuas asas" meus velhos companheiros sem medo de ser feliz.

Álbano Silveira Machado disse...

Concordo com você, Téo.
O PT de Minas , como também do Brasil, precisa ter vergonha na cara e cobrar coerência de todo mundo. Na semana passada, três prefeitos petistas foram expulsos da legenda. Pelos motivos que me relataram até concordo com tal decisão.
Mas, e os outros?
Como o presidente do PT estadual, Reginaldo Lopes, explica a dobradinha dele com o deputado estadual Arlen Santiago, em Salinas, que só sabe meter o pau no PT, Lula e cia? Só para conseguir uns votinhos?
A turma do Pimentel, que tem o Reginaldo como liderança, é quem entregou a Prefeitura de BH para Aécio. Quando os militantes petistas, liderados por Patrus Ananias, protestaram, eles passaram como um trator, comprando votos, dando empregos na PBH, demitindo os descontentes, perseguindo os participantes do movimento "Coerência Petista".
Pimentel ganhou as Prévias para Governador, usando o mesmo esquema no Estado. Entregou para o PMDB, perdue o Senado e tem como prêmio um Ministério no Governo Dilma.
Quem sabe o Mancha e seus aliados tomaram vergonha, perceberam a cagada e querem mudar de postura?
Antes agora do que mais tarde...
Que não seja somente uma jogada de oportunismo...

Postar um comentário