domingo, 2 de maio de 2021

Em Minas, 33 municípios não tiveram morte por Covid. 10 são do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

 No Brasil, apenas 90 municípios não registraram óbitos por covid-19.


 Diversos municípios fizeram barreiras sanitárias para evitar a entrada e a disseminação do coronavírus. Foto Divulgação: Prefeitura de Oliveira-MG.

Ao atingir mais de 400 mil mortes em decorrência da COVID 19, o Brasil tem apenas 90 cidades sem óbitos causados pela doença. Estão livres da marca municípios com até 11 mil habitantes, no interior de 12 estados.

Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Tocantins têm os maiores percentuais de cidades sem mortes. Em todo o país, somente 1,6% dos municípios não registrou um óbito. Desde dezembro, no entanto, o coronavírus chegou a todas as 5.570 cidades brasileiras. 

Dos 853 municípios de Minas Gerais, apenas 33 não perderam moradores para a covid-19 desde o início da pandemia, no ano passado. Dez estão no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha ( ver lista no final deste post). De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (30.04), pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), 96,62% dos municípios já registraram óbitos relacionadas à COVID-19. 

Em geral, os municípios que não sofreram com as mortes são pequenos, com menos de 10 mil habitantes. Um deles, Cedro do Abaeté, localizada a cerca de 260 km de Belo Horizonte, foi a última cidade brasileira a confirmar um caso de infecção pelo coronavírus, em dezembro do ano passado. Especialistas explicam que municípios pequenos têm menor circulação da população. Essa dinâmica social contribui para evitar a propagação do coronavírus.

No entanto, eles dizem que é provável que venham a ocorrer óbitos em todos os municípios, em algum momento, em razão do grave quadro epidemiológico atual e do elevado número de casos no país.

"[Essas cidades] São pequenas, muito isoladas e não tiveram um volume muito significativo de casos e, consequentemente, não tiveram óbitos", diz Diego Xavier, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Xavier, porém, pondera que a pandemia pode ter impactado o dia a dia nessas localidades. Dependente de assistência em saúde de municípios vizinhos, a população pode não ter conseguido atendimento e leito para outras doenças.

Por enquanto, a análise dos dados exige cautela, diz EthelMaciel, pós-doutora em epidemiologia e professora da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Segundo ela, óbitos podem ter sido registrados em outra cidade e há risco até de subnotificação nesses locais.

"Vamos saber melhor quando fizermos uma análise sobre o excesso de mortes. Nós analisamos quantas pessoas morreram nos últimos anos e quantos morreram no período da pandemia. Se estiver muito acima da série histórica do período, deve ser considerada morte relacionada à pandemia", afirma Maciel.

Nas cidades ainda sem registros, gestores municipais temem a ocorrência de mortes, principalmente por causa da falta de infraestrutura. Em geral, essas são cidades que dependem da rede de alta complexidade de municípios maiores.

Para evitar esse cenário, Lilian Pereira de Carvalho Xavier, secretária de Saúde de Bonito de Minas, no norte de Minas, diz que o município investiu em medidas sanitárias para tentar evitar a disseminação do coronavírus.

Agentes foram contratados para visitar as casas e orientar a população. Eles também fiscalizam o comércio. Foi criado ainda um disque-denúncia para flagrar aglomerações e firmada uma parceria com a Polícia Militar.

Na avaliação da gestora, o fato de 80% da população morar na zona rural também contribuiu para a contenção do vírus.

"Não fizemos nenhuma mágica, só estamos seguindo as orientações sanitárias e monitorando para evitar que as pessoas se infectem e que os casos se agravem. Temos receio de que isso aconteça porque teríamos de recorrer a outros municípios por não ter hospital na cidade", diz Lilian.

Dona Lia Motoso (SD), prefeita de José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha,  destaca que o município segue regras sanitárias definidas pelo estado. Assim, as limitações de equipamentos de saúde preocupam.

"Nossa cidade não está imune e já tivemos casos de hospitalização, mas nada grave. Tomamos os cuidados necessários, o que nos ajuda é a baixa circulação de pessoas de fora da cidade, só temos uma via de acesso para a rodovia", afirma.

CIDADES de minas SEM MORTES POR COVID

1.      Araçaí

2.      Aricanduva – Vale do Jequitinhonha

3.      Bonito de Minas – Norte de Minas

4.      Campo Azul – Norte de Minas

5.      Carmésia

6.      Cedro do Abaeté

7.      Diogo de Vasconcelos

8.      Estrela do Indaiá

9.      Fama

10.  Fortuna de Minas

11.           Ibitiúra de Minas

12.  José Gonçalves de Minas – Vale do Jequitinhonha

13.  José Raydan

14.  Miravânia – Norte de Minas

15.  Monjolos

16.  Patis – Norte de Minas

17.  Pedra do Anta

18.  Pedra Dourada

19.  Pedro Teixeira

20.  Santa Bárbara do Tugúrio

21.  Santana de Cataguases

22.  Santana dos Montes

23.  Santo Hipólito

24.  São João do Pacuí – Norte de Minas

25.  São José da Varginha

26.  São Sebastião do Maranhão

27.  Sericita

28.  Serra Azul de Minas - Vale do Jequitinhonha

29.  Serra da Saudade

30.  Serranópolis de Minas – Norte de Minas

31.  Serranos

32.  Tapiraí

33.  Veredinha – Vale do Jequitinhonha

Fonte: Ministério da Saúde, Agência Minas, Folha de S. Paulo e sites de Prefeituras.

Um comentário:

Magaly Escobar disse...

Temos quev ficar atentos!!!!

Postar um comentário