quarta-feira, 5 de setembro de 2012

UFMG é a 2ª melhor universidade do país.


Divulgado “Ranking” inédito das Universidades Brasileiras

UFVJM ficou em 94º lugar e Unimontes em 90º.
Universidades mineiras ficaram bem classificadas 
RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade.
O ensino superior brasileiro é composto por 2.377 instituições de ensino superior, de acordo com dados do MEC. Desse total, 85% são faculdades, 8% são universidades, 5,3 centros tecnológicos e 1,6% são institutos tecnológicos. Do total de instituições de ensino superior brasileiras, 2.100 são privadas (de acordo com dados do MEC de 2010). Esse número dobrou em dez anos: eram 1.004 em 2000.
As universidades são as escolas que têm pelo menos um terço do seu corpo docente com mestrado ou doutorado e que são obrigadas a fazerem pesquisa. Essas instituições também têm autonomia de ensino, por exemplo para criar novos cursos.
Hoje, 26,7% dos adultos em idade universitária no país (de 18 a 24 anos) estão matriculados no ensino superior. A média é cerca de três vezes menor do que em países europeus e nos Estados Unidos.
Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.
Os indicadores que compõem a fórmula do RUF:
- Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. Peso: 0 a 55 pontos
- Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.
- Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos
- Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos
Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização de instituições de ensino.
O ranking geral conta com 191 universidades distribuídas em 188 posições, porque houve alguns empates.
Fonte e “Ranking” Completo : Folha de São Paulo
De Minas Gerais, aparece em 2º lugar a UFMG. Destaques também a Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 22º lugar, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 28º lugar; a Universidade Federal de Lavras - UFLA , em 30º; a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 37º; Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, em 38º; Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, em 42ª; Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, em 56ª; Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, em 62ª; Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em 72ª; Universidade Fderal de São João DelRei - UFSJ; Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, em 90º; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em 94º; 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Posição no RUF:
Orçamento público previsto para 2012: R$ 1,6 bilhões
A segunda melhor universidade do país foi fundada em 1927 e tem atualmente 151 cursos em três campi. Destaca-se na região Sudeste como a maior instituição pública em número de alunos, com mais de 27 mil estudantes. De acordo com o reitor, Clélio Campolina Diniz, os focos da UFMG são a pesquisa e a inovação. "Nossos pesquisadores trabalham na geração de conhecimento e pesquisam patentes que possam beneficiar a sociedade, procurando transformar a teoria em produtos de acesso público. As vacinas são um exemplo disso", explica. Não à toa, a universidade está na lista das mais requisitadas pelo mercado na área de biológicas, principalmente por conta das faculdades de enfermagem, fisioterapia, odontologia e medicina. Esse último curso teve relação de 50 candidatos por vaga no último vestibular. Outros destaques são as faculdades centenárias, entre elas a de Direito.

Confira aqui: ranking.de.universidades
Viva a minha, a sua, a nossa UFMG! Foi ali que me formei em Psicologia, em1981,  Parabéns às outras Universidades de Minas que também se destacaram, principalmente a nossa jovem UFVJM que se revela competente, embora tenha apenas 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário