segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Municípios devem acelerar a adesão ao Sistema Nacional de Cultura


Apenas 7 municípios do Vale do Jequitinhonha já aderiram ao SNC:

Coronel Murta, Diamantina, Francisco Badaró, Jequitinhonha, Malacacheta, Rubim e Taiobeiras.

A meta inicial da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) de adesão dos municípios brasileiros ao Sistema Nacional de Cultura foi superada. O objetivo era chegar ao final de 2012 com 20,0% dos municípios e 75,0% dos estados integrados ao SNC - Sistema Nacional de Cultura. 
Conforme o balanço realizado pela secretaria no mês de setembro, cerca de 1.257 municípios estão integrados ao SNC, o que corresponde a 22,6%. E, em relação aos estados, 23 (85,2%) já fazem parte do SNC.
De acordo com o secretário da SAI/MinC, João Roberto Peixe, a tendência é que o processo de adesão seja acelerado após a recente aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 34/2012, que cria o SNC.
“Temos que ressaltar que o processo de adesão dos estados e municípios é muito bom, mas a aprovação da PEC irá estimular e acelerar as adesões dos entes federados, impulsionando o número de adesões”, disse o secretário.
A região Centro-Oeste lidera o processo de integração de municípios com um percentual de 29,8% (139 dos 466), seguida pela região Norte com 27,2% (122 dos 449), em terceiro está a região Sul com 24,7% (294 dos 1188), em quarto a região Nordeste com 22% (395 dos 1794) e em quinto a região Sudeste com 18,4% (307 dos 1668).
Os estados do Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Rondônia e Tocantins já registram mais de um terço de suas cidades aderidas ao SNC. As regiões Centro-Oeste e Sul têm todos seus estados integrados ao Sistema Nacional de Cultura.
Em Minas Gerais, apenas 124 municípios aderiram ao SNC. O Vale do Jequitinhonha, tão falado e decantado com sua cultura, tem apenas 7 municípios que fizeram a adesão ao Sistema  Nacional de Cultura. 
Os 7 municípios do Vale que já aderiram ao SNC são: Coronel Murta, Diamantina, Francisco Badaró, Jequitinhonha, Malacacheta, Rubim e Taiobeiras.

Confira aqui:
cultura.gov.br/snc/acordos-municípios-divididos-por-Estados.17-09-2012
Além de representar um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas na área cultural, pactuadas entre a União, os estados e municípios e a sociedade civil, o SNC também é uma estrutura que integra, articula e organiza a gestão cultural, aproximando as três esferas de governo e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de estado, ou seja, que não seja afetada nas trocas de governo.
Meta do PNC
Ao integrar o Sistema Nacional de Cultura, o município se compromete a criar seus sistemas de cultura, composto por 
Secretaria de Cultura; 
Conselho de Política Cultural; 
Conferência de Cultura; 
Comissão Intergestores; 
Plano de Cultura; 
 Sistema de Financiamento à Cultura; 
Sistema de Informações e Indicadores Culturais; 
Programa de Formação de Gestores Culturais e 
Sistemas Setoriais de Cultura.
Uma das metas do Plano Nacional de Cultura é que até 2020, 60% dos municípios e 100% dos estados estejam inseridos ao SNC e tenham suas estruturas criadas e em pleno funcionamento. 
Atualmente quatro estados e 20 municípios possuem seus sistemas estaduais e municipais de cultura institucionalizados por lei.
Próximos Passos
Com a aprovação da PEC 34/2012, faltará apenas a aprovação da lei que regulamentará o Sistema Nacional de Cultura. “A proposta deste projeto de lei já se encontra na Casa Civil e acreditamos que em breve será enviada para apreciação do Congresso Nacional”, disse o secretário João Roberto Peixe.
Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC, em 17.09.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário