quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições em Montes Claros: Vox Populi mostra polarização entre três candidatos


22 SETEMBRO 2012 
Jairo Athayde, do DEM,  cai para a margem de erro e agora empata com Paulo Guedes, do PT, seguido de perto por Ruy Muniz, do PRB
*Jairo, Guedes e Muniz estão empatados dentro da margem de erro. Em tese, qualquer um deles pode ir ao segundo turno
Nacionalização da campanha em Montes Claros favorece candidato petista, que tem ainda a menor rejeição
Eleitor vê Jairo com mais chance de ser eleitor e maior rejeição pode limitar arrancada de Muniz para segundo turno
MONTES CLAROS - A disputa pela Prefeitura de Montes Claros ganha emoção extra a duas semanas do dia da votação. Pesquisa Vox Populi encomendada pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores e publicada neste sábado com exclusividade por este Em Tempo Real, mostra o jogo cada vez mais embolado no município com situação de empate técnico entre três candidatos. O deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM) permanece na liderança da corrida eleitoral em Montes Claros com 25% das preferências do eleitor, mas cai em relação à pesquisa 'Estado de Minas\MDA', da última quinta-feira - em que aparecia com 29,9% das intenções de voto.
Jairo cede bom espaço na dianteira que esperava ter e que apresentava até então e agora aparece empatado com o deputado estadual Paulo Guedes (PT), que recebeu 24% das intenções de voto, e com o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), 22% das preferências. O ex-deputado federal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União Humberto Souto (PPS) recebeu 9% das intenções de voto. Mineirinho do PSOL tem 1% e o candidato Filipe Gusmão (PSTU), afastado da disputa esta semana por decisão judicial, não pontuou.
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro e ouviu 750 eleitores, número que o do instituto avalia ser o necessário para obter representatividade para o conjunto do município. A margem de erro estimada para a amostragem é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, em intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-00503/2012, em 14 de Setembro de 2012.
Os entrevistados que disseram não saber ou não responderam às perguntas e os votos brancos e nulos somam 19%. Quando é considerada a opção de voto espontâneo, em que não há a indicação dos nomes dos candidatos, o quadro de empate técnico fica ainda mais definido. Jairo Ataíde recebe 20% das indicações de voto contra 19% de Paulo Guedes e Ruy Muniz, respectivamente. Humberto Souto é o preferido de 7% dos eleitores na espontânea. Em pesquisa realizada pelo jornal "O Tempo\CP2" em meados de junho, Paulo Guedes aparecia com apenas 0,5% das intenções de voto. No mesmo levantamento, Jairo tinha 13,5% e Ruy Muniz, 4%.
Rejeição e decisão de voto
O levantamento do Vox Populi traz semelhanças com a pesquisa realizada pelo Instituto MDA, publicada na última quinta-feira (20) pelo o jornal ‘Estado de Minas’. O petista Paulo Guedes tem, pelo Vox Populi, eleitor com opção de voto mais cristalizada: 71% dos eleitores que indicaram o seu nome disseram que não pretendem mudar de ideia, contra 65% no caso de Jairo Ataíde, 67% e 68% para Humberto Souto e Ruy Muniz, respectivamente.
Ruy Muniz tem a maior rejeição entre todos os candidatos, segundo a pesquisa Vox Populi. Perguntados em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 19% dos entrevistados citaram o nome do empresário e ex-deputado. Jairo Ataíde aparece com 16% de rejeição, bem próximo de Mineirinho do PSOL, rejeitado por 15% dos eleitores. Paulo Guedes (9%) e Humberto Souto (8%) têm as menores rejeições. O ex-prefeito Jairo, no entanto, reúne a maior expectativa de vitória entre todos os candidatos. Para 44% dos entrevistados avaliam que ele ganharia a eleição em Montes Claros. Ruy Muiz (com 19%) e Paulo Guedes (14%) ficam bem mais atrás quando a pergunta é a convicção de quem será o próximo prefeito de Montes Claros, independentemente da intenção de voto do eleitorado.
Lula X PSDB
A se levar em conta o que a pesquisa apontou, a visita do senador Aécio Neves (PSDB) hoje a Montes Claros em apoio ao candidato Jairo Ataíde tem efeito relativo. O nome do neto de Tancredo não aparece nos questionários do Vox Populi, que cita o governador Antonio Anastasia (PSDB) em pergunta sobre sua influência na decisão de voto do eleitor. Apenas 9% disseram que, sim, levaria em conta o pedido do governador em favor do seu candidato na hora de decidir em quem votar, contra 19% que responderam não votar em nome apoiado por ele e 50% que não levaria o apelo do governador em conta.
O ex-presidente Lula demonstra maior poder de persuasão junto ao eleitor de Montes Claros: 22% disseram votar com certeza no candidato apoiado por ele, ante os 13% que não votariam. Para 41% dos entrevistados, a indicação de Lula não faria muita diferença. A presidente Dilma Rousseff influenciaria positivamente 21% dos eleitores e não seria atendida em apelo para votar no seu candidato por outros 13%. Dilma não teria influência sobre 43% dos respondentes à pesquisa Vox Populi.
Tudo somado e medido, a sucessão em Montes Claros vai mesmo para o segundo turno e agora com quadro novo e não previsto pelos principais comando de campanha: não há nenhuma garantia de vaga para o deputado Jairo Ataíde na próxima etapa eleitoral. Jogo embolado, qualquer um dos três concorrentes melhor posicionados podem passar para a etapa seguinte em 7 de outubro. O quadro de empate técnico entre os três candidatos aponta para possibilidades de segundo turno entre Jairo X Paulo Guedes, Jairo X Ruy Muniz e, não se pode descartar, um cenário em que Paulo Guedes enfrentasse Muniz na etapa seguinte da sucessão local. Duas semanas de pura emoção e acirramento das campanhas, que tende a descambar para o denuncismo mútuo.
Fonte: www.luisclaudioguedes.com.br

Lei mais sobre a campanha em Montes Claros:
virada-petista-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário