segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novo Bispo de Araçuaí tomou posse, neste domingo


Dom Marcello Romano toma posse em Araçuaí

Data: 16/09/2012 | Autor: André Luiz de Sá
Dom Marcello Romano toma posse em Araçuaí
A posse de Dom Marcelo Romano na Diocese de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, foi realizada neste domingo, dia 16 de setembro de 2012, em Araçuaí, a partir das 09:00h. 
Participaram da cerimônia cerca de 4 mil pessoas oriundas dos quatro cantos da Diocese, além de caravanas da Diocese de Guanhães, padres, religiosos, seminaristas, familiares de Dom Marcello e os bispos: Dom Aloísio Vitral, bispo da diocese de Teófilo Otoni, Dom Severino Clasen, bispo da diocese de Caçador – SC, Dom José Moura, arcebispo de Montes Claros e Dom João Bosco, arcebispo de Diamantina. A posse marca o início do pastoreio do nono bispo da diocese de Araçuaí que completa 100 anos, no dia 15 de agosto de 2013.
Posse Canônica
A posse canônica foi realizada na catedral diocesana. Este templo é considerado a Igreja mãe, é da Sé que o bispo exerce sua missão de ensinar, santificar e pastorear, além, de exercer seu governo de serviço ao Reino de Deus. 
Na porta da Igreja, Dom Marcello foi acolhido pelo então administrador diocesano Padre Fabrízzio Fonseca, juntamente com o Colégio dos consultores. Em seguida o cura, Padre José Willian, apresentou o crucifixo, símbolo maior do cristianismo, que foi venerado e beijado pelo novo pastor que logo após aspergiu os fieis presentes na catedral. 
Seguindo a liturgia de posse, Dom Marcello ao chegar no presbitério se ajoelhou diante do Santíssimo Sacramento, para um breve momento de adoração a JESUS Eucarístico. Então, Dom Marcello Romano seguiu para o ambão, abriu o lecionário e o incensou para depois beijar e reverenciar o altar.  
Dom João Bosco, arcebispo de Diamantina, realizou a saudação inicial e deu início a posse canônica com a leitura da bula de nomeação de Dom Marcello e a entrega do Báculo e posse da Cátedra de onde governará a diocese. Dom Marcello foi bastante aplaudido e todos estavam bastante satisfeitos com a chegada do novo pastor. Após as saudações, Dom Marcello e os demais presentes se dirigiram para o Colégio Nazareth onde foi realizada a Santa Missa.
 Missa
Após a posse canônica, Dom Marcello celebrou sua primeira missa como bispo empossado da diocese. No Ginásio Poliesportivo São Francisco de Assis, foi o primeiro contato do novo pastor com suas ovelhas. Cerca 4 mil pessoas participaram da cerimônia marcada pela alegria, fé e esperança. 
O Ginásio foi cuidadosamente ornamentado. Diversas equipes auxiliaram nos trabalhos para que todos fossem acolhidos com carinho.
Em sua homilia, Dom Marcello afirmou que seu lema será sua grande inspiração: “Fazer o amor ser amado”, “Deus é amor, amor que se encarnou, viveu no meio de nós, se entregou sem reservas numa cruz para que fossemos salvos, amor que não desiste de seus filhos.” 
Dom Marcello afirmou ainda que quer ser um bispo que caminha junto com seu povo, principalmente, com os mais excluídos e marginalizados. 
Dom Marcello pediu a todos que o ajudassem a ser um Bom Pastor. Durante a celebração Dom Marcello recebeu palavras de carinho e apoio. 
Após a celebração, os fieis fizeram questão de abraçar e cumprimentar seu novo bispo, que traz um tempo de esperança para os moradores desta porção da Igreja que vivem aqui no coração do Vale do Jequitinhonha. 
DOM MARCELLO ROMANO.
Nascido em Conceição do Mato Dentro (MG), estudou Filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São bento, no Rio de Janeiro (RJ), e, posteriormente, Teologia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Rosário”, da diocese de Caratinga (MG).
Foi ordenado sacerdote em 24 de junho 1994 e incardinado no clero na Diocese de Guanhães, na qual desempenhou vários cargos, principalmente como pároco. 
Ele foi vigário paroquial da Paróquia São Miguel e Almas, em Guanhães; reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinho; coordenador da Comunidade Vocacional Bom Jesus, Coordenador da Pastoral Vocacional, Promotor de Justiça na Causa de beatificação do Servo de Deus Cônego Lafayette da Costa Coelho, Assessor da Catequese Diocesana e membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e Vigário Geral. 
O anúncio de sua escolha como nono bispo da Diocese de Araçuaí foi realizada no dia 13 de junho de 2012.
DIOCESE DE ARAÇUAÍ
A diocese de Araçuaí foi criada pelo Papa Pio X em 15 de agosto de 1913. Ela está situada no Vale do Jequitinhonha. 
A Igreja Católica tem uma presença marcante na região a partir do Século XVIII, quando o Vale do Jequitinhonha começa a ser colonizado em função da exploração do ouro e do diamante. Neste período nasceram as primeiras paróquias em Minas Novas e Berilo.
A exploração mineral não teve vida longa e a região ficou à mercê das intempéries do clima semi-árido, com médias térmicas em torno de 25,80ºC (as chuvas podem ocorrer de novembro a janeiro, o que provoca uma forte aridez nos demais meses). Com isso, as populações passaram a se concentrar às margens dos rios Araçuaí e Jequitinhonha para cultivarem uma agricultura de subsistência. 
A primeira paróquia de Araçuaí, a de Santo Antônio, foi criada em 3 de junho de 1857, bem antes da emancipação política do município, que se deu em 1871. 
A diocese de Araçuaí já contou com 8 bispos: Dom Serafim Gomes Jardim, Dom José de Haas, Dom José Maria Pires, terceiro bispo da diocese, Dom Altivo Pacheco Ribeiro,  Dom Silvestre Luís Scandian, Dom Crescenzio Rinaldini, Dom Dario, Dom Severino Clasen e agora Dom Marcello Romano.
A diocese ficou vacante durante nove meses. A Igreja particular de Araçuaí conta atualmente com 34 Padres , 26 Paróquias e 950 comunidades eclesiais. Num território de 23.526 Km². 
Uma população de aproximadamente 370.688 pessoas. Situada no Norte Oriental do Estado de Minas Gerais. Limites: Arquidiocese de Diamantina, Vitoria da Conquista (BA), Almenara, Teófilo Otoni e Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário