domingo, 23 de setembro de 2012

Reitor da UFVJM visita Almenara e inspeciona terrenos destinados a campus

Reitor Pedro Ângelo afirmou que "o povo do Vale lutou para conquistar um direito seu" 

Movimento Popular UFVJM Almenara protesta contra reunião fechada à população



No último dia 19 de setembro de 2012, o eminente Reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Professor Dr. Pedro Ângelo, visitou a cidade de Almenara/MG com o propósito de conhecer os possíveis terrenos que poderão abrigar a construção do Campus Universitário em nossa cidade.
O Movimento Popular de Almenara e região que cumpriu um decisivo papel na consecução deste grande desejo de todos os almenarenses não foi convidado. Todavia, cumpridor de teu papel, se fez presente na Reunião.


Vale ressaltar que em um evento desta natureza, (tal a sua importância não apenas para o município de Almenara, mas para toda a região), cumpria-se necessário que o Executivo municipal se utilizando dos veículos de comunicação de massa existentes no município, realizasse a mais ampla divulgação desta Reunião, ocorrida no Anexo do SESC – Almenara. 


Integrantes do Movimento Popular foram barrados e, somente após muito diálogo, é que garantiram a entrada de uma parte do grupo. Porém, é sabido que muitas pessoas ficaram impedidas de ter acesso ao local. 


Temos que nos perguntar: Porque o caráter sigiloso da Reunião, uma vez que se trata de ações em parceria de agentes públicos das esferas municipal e federal? Portanto, os agentes públicos têm que se pautar pelos princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade, da moralidade e da eficiência.


Orientando-se por outros interesses que não os preceitos constitucionais acima, os "Organizadores" do evento deram-lhe um caráter reservado/sigiloso, o que nos foi confirmado pela existência de uma Lista de convidados. Ao chegarmos ao portão de entrada do local de realização do Encontro, ficamos sabendo que a entrada era limitada a pouco mais de 30 (trinta) participantes.

Segundo os organizadores do Encontro, tratava-se de uma Missão Técnica da Reitoria em visita aos possíveis terrenos que seriam doados para a construção do Campus Almenara da UFVJM. Na oportunidade, o Reitor se colocou à disposição para responder às dúvidas dos participantes, acerca dos desdobramentos desta ação. Afirmou que a partir da definição do local e tendo assegurado os recursos financeiros para a sua construção, levaria aproximadamente cerca de 02 (dois) anos para o seu pleno funcionamento. 


O argumento de que não poderia caracterizar um evento de natureza política, seguindo orientações da legislação eleitoral brasileira, afastou do local a maior parte dos agentes políticos da cidade, sendo estes, orientados de que poderiam ter suas candidaturas questionadas, uma vez que poderia estar caracterizado na sua participação, o uso político do evento, com o intuito destes angariarem votos, dada as proximidades do pleito eleitoral. 




Somos sabedores de que se não fosse o papel desempenhado pelo Movimento Popular, essa tão sonhada Universidade Federal estaria em vias de ser instalada em uma outra cidade. Todavia, cabe dizer que ainda não conseguimos alcançar o nosso objetivo principal, que é a sua implantação no município, e a partir daí o seu pleno funcionamento.

Entendemos que essa visita foi muito importante para a sequência das ações em prol da implantação da Universidade na nossa cidade. Porém, a despeito do momento caracterizado pelo período eleitoral, temos que estar vigilantes para que assim como ser proibido fazer uso político do Evento, que os seus desdobramentos não sejam feitos por acordos inescrupulosos e distantes dos interesses da maioria, e, portanto, sem a participação popular. 


Seria oportuno que a partir de então, tanto a UFVJM quanto a Prefeitura Municipal, sejam cumpridoras dos direitos constitucionais, a fim de garantirem a todos o acesso aos bens e serviços gerados a partir desta nova e tão sonhada realidade em nosso município. 


A Universidade é nossa, este é o nosso lema!

Conforme exposto, apesar das conquistas realizadas até aqui, temos um longo caminho a percorrer, até que se iniciem às suas atividades. 


Daí, o Movimento tornar público o SEU Manifesto em relação a este evento. 

Ao desejo de que todos os atos relacionados à implantação da UFVJM em Almenara, sejam pautados por decisões democráticos, uma vez que o interesse é de todos, como foi afirmado pelo Reitor, o Professor Pedro Ângelo em sua apresentação: 

“ O povo do Vale lutou para conquistar um direito seu”. 

Some-se a nós! 

Integre-se a nosso movimento. 
Faça valer um direito que é seu! 

Movimento Popular UFVJM Amenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário