domingo, 23 de setembro de 2012

Getúlio Neiva na dianteira para as eleições em Teófilo Otoni


Pesquisa Instituto MDA/Estado de Minas mostra Getúlio Neiva com 51,4% das intenções de voto, contra 25% do segundo colocado, o petista Ricardo da Emex

Fonte: jornal Estado de Minas
O ex-prefeito e ex-deputado Getúlio Neiva (PMDB) tem boas chances de voltar a comandar a Prefeitura de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Segundo pesquisa do Instituto MDA, encomendada pelo Estado de Minas, o candidato, que tem o vice do PSDB e é apoiado pelo governo de Minas Gerais, tem 51,4% das intenções de voto, contra 25% do segundo colocado, Ricardo da Emex (PT), e 6,2% de Fátima Dantas (PSC). Os indecisos somam 14% e votos brancos e nulos 3,4%. A situação é confortável para o peemedebista mas, com 23 dias de campanha, o cenário ainda permite mudanças.

O candidato do PMDB vem de duas derrotas para a atual prefeita, Maria José (PT), em 2004 e 2008, e ficou como suplente de deputado em 2010, quando tentou mais um mandato na Assembleia Legislativa. Agora, tendo novamente os petistas como rivais, vence também na pesquisa espontânea, quando não são colocados os nomes dos candidatos. Nesse cenário, Neiva é apontado como o favorito de 48,4% dos entrevistados, Ricardo da Emex tem 23,4% e Fátima Dantas 5%. Os que declararam votar em branco ou nulo são 3,6% e os indecisos 19,6%.

A cristalização dos votos para os dois primeiros colocados é alta. Dos eleitores de Getúlio Neiva, 86,8% colocam o voto como definitivo e 13,2% ainda podem mudar. Dos que votam em Ricardo da Emex, 84% estão firmes na decisão e 16% ainda podem ter outra opção. No levantamento de possibilidade de voto, Getúlio Neiva é o único em que 44,2% votariam e um possível nome para 23,6%. Outros 29,8% declaram não votar nele de jeito nenhum. Outros 20,4% colocam Ricardo da Emex como o único candidato possível, 25,4% como alguém em quem poderiam votar e 31,8% o rejeitam.

A pesquisa mostrou também o nível de conhecimento da população sobre os candidatos. O primeiro colocado é conhecido por 98,6% dos entrevistados e o segundo por 79,2%. Getúlio Neiva foi prefeito de Teófilo Otoni por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 2001 a 2004. A atual administração da cidade, de Maria José, é considerada péssima por 31,6% e ruim por 11,2%, enquanto 31,2% consideram o desempenho da petista regular, 18,8% entendem como boa e 6% acham ótima. 

Avaliação

Segundo o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza, a avaliação da administração atual é um fator importante para a escolha dos eleitores. Como a prefeita tem um desempenho bem mais negativo do que positivo, isso acaba dificultando que ela eleja um aliado como sucessor, o que seria um ponto fraco para o petista Ricardo da Emex. “É uma situação bem confortável para o Getúlio Neiva, porém ainda é cedo para se falar em definição da eleição. Nas últimas semanas ocorrem as maiores movimentações, mas é inegável que ele tem uma vantagem muito interessante”, avalia o responsável pela pesquisa. 

Na divisão dos votos por gênero, Getúlio Neiva leva ligeira vantagem com o eleitorado feminino, que responde por 51,9% de seu eleitorado, contra 50,9% dos homens. Os votos de Ricardo da Emex são divididos em 28,6% de homens e 21,8% mulheres. Neiva supera o adversário em todas s faixas de escolaridade também, mas tem mais aceitação entre os com nível menor, enquanto Ricardo da Emex tem mais eleitores entre os de nível médio e superior. 

Ficha técnica

A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 500 eleitores de Teófilo Otoni em 9 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número M G 00408/2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

 (Soraia Piva/Arte)

   
Leia mais sobre eleições em Teófilo Otoni, clicando aqui:
blogdobanu./2012/07/tres-candidatos-todos-com-chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário