quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cemig avalia potencial de geração de energia solar no Vale do Jequitinhonha


Estações solarimétricas já foram instaladas em cinco regiões de Minas Gerais

Foto: divulgaçãoCemig avalia potencial de geração de energia solar no Vale do Jequitinhonha
A estação foi instalada no campus de Diamantina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri,
Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) inaugura em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (27/09), uma estação solarimétrica para medição da radiação solar direta e outras grandezas meteorológicas, no campus da Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Outras quatro estações já foram instaladas em Jaíba (Norte de Minas), Paracatu (Noroeste), Sete Lagoas (Central) e Uberlândia (Triângulo).

As regiões foram selecionadas a partir da primeira parte das pesquisas, que resultaram ainda no primeiro volume do Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, já concluído e que será divulgado em breve.

“Os dados coletados nas estações nos próximos dois anos servirão para a verificação e validação das estimativas da radiação solar direta e serão utilizados na elaboração do segundo volume do Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, ao final do projeto”, explica o superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Alexandre Maia Bueno.

Usinas solares

As estações fazem parte do projeto Desenvolver um Sistema para Cálculo do Potencial de Instalação de Usinas Solares Fotovoltaicas e Termoelétricas Solares de Grande Porte, do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Cemig/Aneel, implantado por meio de em convênio estabelecido entre a Cemig e o Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde.

O projeto conta também com a participação de equipes da PUC Minas e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além desse projeto, a Cemig, em parceria com a empresa espanhola Solaria, também está implantando a Usina Experimental de Geração Solar Fotovoltaica, em Sete Lagoas. Quando concluída, a usina será a maior do tipo no Brasil, com 3,3 MW de pico em painéis fotovoltaicos, capaz de abastecer até 3.500 residências, além de ser um dos mais bem estruturados centros de pesquisa em sistemas fotovoltaicos do mundo.

Mais dois projetos foram propostos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para instalação de usinas solares em Minas Gerais. O primeiro, uma parceria da Cemig com a Efficientia, UFMG, Copel e o Grupo TBE, é a construção de uma usina de 500 kW, com um modelo de negócios baseado em contratos de desempenho, utilizando recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel.

O outro projeto, proposto por Furnas, será executado pela Companhia Energética Integrada Mineira (CEI), com a instalação de uma usina de 3 MW em condições climáticas extremas, no semiárido de Minas Gerais, e o desenvolvimento de tecnologia nacional de alguns elementos do sistema de geração.


Serviço:
Inauguração da Estação Solarimétrica
Local: campus JK da Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina (MG)
Data: 27 de setembro de 2012, quinta-feira
Horário: 14h
 Fonte: Agência Minas
Mais notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário